O legado da Bauhaus na arquitetura e no design

Edifício da Bauhaus em Dessau. Foto: Gili Merin

Formas e linhas simples aliadas a um design clean com poucos elementos. Parece descrição de uma tendência recente, a do minimalismo. Mas, na realidade, se trata do conceito que foi perpetuado na primeira metade do século passado pela primeira e mais relevante instituição de ensino de design do mundo: Bauhaus.

Em apenas 14 anos de funcionamento, entre 1919 e 1933, a escola de artes alemã deixou um legado que ecoa até hoje na arquitetura e no design.

A instituição promoveu uma visão interdisciplinar e democrática das artes, da arquitetura e do desenho industrial às técnicas mais manuais, como cerâmica e tecelagem. Ainda foi pioneira em articular arte e tecnologia no campo de produção orientada para o design.

A Escola de Bauhaus

O nome é a união das palavras alemãs “bauen“, que significa “construir”, e “haus“, que quer dizer “casa”.

A criação da Bauhaus, em 1919, flui da insatisfação com os rumos da indústria criativa no período pós conflitos mundiais, já que a Primeira Guerra Mundial encerrou em 1918.

Os idealizadores da escola consideravam que era necessário confrontar o modelo em vigor com uma abordagem que valorizasse estética e funcionalidade. Os princípios centrais para a criação prezariam pela satisfação das necessidades básicas por meio da adoção de um modelo de produção em massa.

Em Weimar, a diretoria foi decorada com móveis criados na escola. Foto: Samuel Zuder Thüringer / Tourismus GmbH

História

A instituição foi fundada pelo arquiteto Walter Gropius na cidade de Weimar, a 280 km de Berlim. Pressionada pelo regime nazista, a Escola de Bauhaus deixou Weimar e se instalou em Dessau, a 130 km da capital alemã.

A escola mudou de cidade novamente em 1932. Desta vez, para Berlim. Mas, em 1933, a instituição foi forçada a encerrar suas atividades pelo regime nazista, que se fortalecia no País na época.

No local onde funcionou em Weimar, hoje existe um museu com os itens que foram criados em Bauhaus durante os anos que a escola esteve ativa.

Apesar de ter funcionado por apenas 14 anos, Bauhaus deixou um legado que ecoa nos conceitos contemporâneos de arquitetura e design, e ainda impactou outras áreas de conhecimento, como a ciência e a tecnologia.

Construção em Tel Aviv, considerada a cidade com maior concentração de edifícios no estilo Bauhaus. Foto Amnon: Bar Or / Tal Gazit Architects

Legado

Bauhaus revolucionou o design moderno ao se nortear na função do objeto para definir formas e traçados simplificados, resultando em um visual mais clean. Ou seja, limpo, com menos interferências e poucos elementos.

Itens tecnológicos da atualidade trazem esse conceito. Por exemplo, os smartphones, relógios e outros produtos da Apple.

A escola introduziu em tudo o que era produzido o uso de novos materiais pré-fabricados, a simplificação dos volumes, geometrização das formas e predomínio de linhas retas.

A instituição ainda promoveu a interdisciplinaridade, unificando disciplinas como arquitetura, desenho industrial, escultura e pintura. Destacou ainda artes que, na época, eram consideradas inferiores pela ligação com trabalhos mais manuais, como cerâmica, tecelagem e marcenaria.

Criações da Bauhaus

Cadeira Wassily foi criada em aço tubular pelo professor Marcel Breuer. Foto: Reprodução
As mesas de encaixe de Josef Albers consideraram ambientes compactos. Foto: Reprodução
Maçaneta desenvolvida por Gropius é considerada maior sucesso comercial da Bauhaus. Foto: Reprodução
Luminária conhecida como “Bauhaus Lamp” concilia forma e função. Foto: Reprodução

Um comentário em “O legado da Bauhaus na arquitetura e no design”

  1. Parabéns pela matéria…Em poucas palavras expressou muito bem a importância dessa escola , que influenciou e influencia a todos mundo a fora..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *