Da passarela para o décor: o flerte com o universo da moda

Em um flerte com o mundo da moda, as tendências para o décor em 2022 exploram as cores em suas diversas variações: das nudes às vibrantes, das sóbrias às candies.

Isso foi o que ficou evidente durante a edição de 2022 da Expo Revestir, um dos maiores eventos no segmento da arquitetura e construções no Brasil, que aconteceu no mês passado.

O arquiteto capixaba Renzo Cerqueira participou da Expo Revestir como um dos embaixadores do evento, acompanhado as principais novidades apresentadas pelas marcas nos quatro dias de programação. Novidades estas que ele compartilhou com a coluna.

Além de apresentar produtos em grandes formatos e espessuras milimétricas, o arquiteto destacou outras tendências:

  • Texturas diversas para todos os gostos, em revestimentos e até em metais de acabamento;
  • As cores: das nudes às vibrantes, das sóbrias às candies;
  • O flerte com o universo da moda e as nuances com aspecto estonados e tie-dye, por exemplo.

Renzo já havia acompanhado a exposição em anos anteriores e carrega um rica bagagem quando se trata da Expo Revestir.

“A edição deste ano foi a que teve mais lançamentos. Como em 2021 não teve o evento presenciais, muitas pessoas não tiveram a oportunidade de conhecer as novidades do ano, então as marcas trouxeram lançamentos de 2021 e de 2022”, afirma o arquiteto.

Retorno ao presencial e novas formas de apresentação

Esta edição foi marcada pela retomada do presencial, que trouxe de volta o toque nos lançamentos. Sentir as peças com as mãos e se atentar para a combinação entre formas, cores e texturas permite atestar a afinidade com o produto, bem como aferir sua qualidade, resistência e adequação aos ambientes a serem concebidos.

Renzo avalia que “até as formas de apresentar os produtos estava muito mais voltado para questões pessoais, visando trazer conexão com o público”. Muitos stands traziam a natureza, seja pelas cores ou pela impressão nos produtos.

“Muito do que vivemos nos últimos anos nos fez perceber foi a necessidade de se conectar com a casa. As marcas se ligaram a isso e trouxeram várias formas de gerar essa conexão”, acrescenta o arquiteto.

Esse comportamento está dentro das macrotendências evidenciadas durante a Expo Revestir:

  • Ligação com a natureza e reconexão com a casa;
  • Aposta em acabamentos que facilitam a fluidez da energia;
  • Personalização que permite os profissionais apostarem em conceitos que vão do “Menos é Mais” ao “Mais é Tudo” com grande variedade de opções: dos mais chamativos e com muita personalidade aos mais básicos e minimalistas.

Novas possibilidades

As indústrias seguem investindo nos grande formatos de porcelanato, alcançando dimensões cada vez maiores e que expandem as possibilidades de aplicações.

Já existem formatos que superam os 3 metros.

“As latras já não se limitam a apenas parede e piso. Podemos fazer também bancadas e mesas. A gente já vinha utilizando porcelanatos em bancada, mas agora conseguimos fazer em tamanhos maiores sem emendas”, esclarece Renzo Cerqueira.

Tecnologia e design

As fechaduras digitais têm se popularizado pela segurança e praticidade. Entretanto, predominavam modelos volumosos e robustos que pouco agregavam à estética.

A novidade nesse segmento apresentada durante a Expo Revestir 2022 são novos modelos com design e acabamento nas opções de metalizado, branco e preto.

Bacia sanitária inteligente

Para os antenados em tecnologia, outra novidade de destaque foi a bacia sanitária inteligente apresentada pela Kohler, a chamda Numi 2.0.

Esse é o modelo mais avançado da marca, que pode ser ajustada de acordo com as preferências do usuário e oferece funcionalidades como limpeza com água quente através do seu bidê eletrônico, assento aquecido, iluminação ambiente, abertura sem toque, iluminação interna e aquecimento nos pés.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *