Soluções inovadoras e design reutilizável são o futuro das construções

Inovações em sustentabilidade, tecnologia, oportunidade e mobilidade marcaram a Expo Dubai, que terminou no último mês. O tema “conectando as mentes e criando um futuro” regeu o evento que durou seis meses e reuniu delegações mais de 190 países.

Cada país foi responsável por um pavilhão onde apresentou suas propostas e conceitos. Além disso, as estruturas dos próprios pavilhões exaltavam a arquitetura e novas soluções em construções e design.

Pavilhão dos Emirados Árabes incorporou grandes piscinas e árvores sob cobertura que reproduz asas de falcão. Foto: Divulgação

Um exemplo foi o pavilhão do país anfitrião, os Emirados Árabes Unidos, que reproduziu a estética de asas de um falcão em sua cobertura. A ave é um símbolo para a nação.

Sobre a estrutura de quatro andares e 14.900 m², foram recriadas 28 asas em fibra de carbono que se abriam para revelar painéis solares embutidos. Quando não estão em uso, os painéis ficam protegidos das condições climáticas típicas do País.

Feito com cascas de laranja e borras de café, pavilhão da Itália propõe o reuso de materiais. Foto: Michele Nastasi
Design reutilizável

Outra nação que apresentou um conceito inovador em seu pavilhão foi a Itália, que exaltou a sustentabilidade e o design reutilizável.

A inspiração para a estrutura italiana foi a economia circular, considerando a ideia de reciclar, reparar e reutilizar resíduos, dando a eles um novo propósito.

Considerando que a Expo se tratava de um evento temporário, os idealizadores do pavilhão italiano já previam o que seria feito com a estrutura da construção.

A maioria dos elementos arquitetônicos eram reciclados ou recicláveis, reutilizados ou reutilizáveis.

Por exemplo, foram aproveitadas cascas de laranja e borras de café na construção. Também foram utilizadas cordas náuticas feitas de plástico reciclado e cascos de barco que devem ser reaproveitados posteriormente.

Visitantes se refrescaram em espelho d’água no pavilhão brasileiro. Foto: Marcello Camargo/Agência Brasil
Presença brasileira

O Brasil foi uma das quase 200 nações que participaram da Expo. O País integrou o setor “sustentabilidade” e apresentou inovações voltadas para aproveitamento consciente do meio ambiente e geração de energia renovável.

Para proporcionar um refresco em meio ao calor do deserto, a estrutura trouxe um grande espelho d’água onde os visitantes podiam se refrescar durante a visita à exposição.

Outros destaques brasileiros foram as iniciativas voltadas para um transporte aéreo mais limpo. A Embraer expôs modelos de suas aeronaves, como o E2, que consome 25% menos combustível, reduzindo a emissão de monóxido de carbono na atmosfera.

Apesar do adiamento, foi mantido o “apelido” Expo 2020 para o evento de 2021-2022. Foto: Marcello Camargo / Agência Brasil
A Expo

A Expo é a maior feita internacional do mundo. Ela acontece a cada cinco anos em diferentes países e aborda temas como tecnologia, inovação, design, cultura e excelência humana.

A data original para a realização em Dubai era outubro de 2020, mas teve de ser postergada devido à pandemia da Covid-19. Foram 182 dias de duração, entre 1º de outubro de 2021 e 31 de março deste ano.

Exposição em Dubai aconteceu 170 anos após o primeiro evento. Foto: Marcello Camargo / Agência Brasil
Tradição do século XIX

A primeira grande exposição aconteceu em 1851, em Londres, na Inglaterra. Na ocasião, em um mundo que ainda vivia sob o impacto da Revolução Industrial, foi exibido o que havia de mais moderno em maquinário.

Logo, reunir os países para esse evento se tornou uma tradição na qual as inovações tecnológicas sempre marcaram presença.

O telefone foi apresentado ao mundo durante evento que aconteceu na Filadélfia, nos Estados Unidos, em 1876. A Torre Eiffel, em Paris, na França, também surgiu para uma Expo, que aconteceu em 1889.

O Brasil também já sediou o evento, em 1922, quando o Rio de Janeiro recebeu os participantes em pavilhões construídos à beira-mar, na Urca.

Veja outras imagens do evento

Pavilhão do Reino Unido. Foto: Alin Constantin Photography
O pavilhão da Arábia Saudita. Foto: Marcello Camargo / Agência Brasil
O pavilhão da Suíça. Foto: Marcello Camargo / Agência Brasil
Domo Al Wasl, centro da Expo 2020 Dubai. Foto: Marcello Camargo / Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *