Cinco dicas para deixar a sua casa aconchegante no inverno

A chegada do inverno nesta semana marca o início das temperaturas mais amenas e tende a aumentar a frequência de dias frios e frescos, em que a vontade é de ficar aquecido debaixo da coberta. Para quem quer tornar o lar mais aconchegante para a estação, algumas dicas simples podem ser adotadas, com adaptações no décor e produtos que proporcionam conforto térmico.

Deixar a casa aquecida e com a cara do inverno não requer grandes reformas e intervenções. Basta substituir algumas peças decorativas, incrementar com outras ou investir em novos acessórios.

Por exemplo, torneiras com misturador de água quente e fria, tapetes, lâmpadas e luminárias com temperatura quente, e os tecidos certos contribuem para deixar os ambientes aquecidos e com aquela sensação de aconchego.

Confira as dicas para deixar a sua casa mais aquecida no inverno:

Foto: Vanitjan / Freepik

1. Aposte nos tecidos

Aposte nos tecidos em tapetes no chão, mantas em sofá e cama, travesseiros na cama, cortinas, almofadas no sofá, e onde mais for possível!

Cortinas duplas ajudam a controlar a influência da temperatura externa no interior do lar.

Os tapetes manterão os pés protegidos do toque frio e até aquecidos com o toque na superfície aconchegante. As mantas, além de dar um toque na decoração, são a ajuda necessária para quando quiser se cobrir.

Na cama, vale até incrementar com um volume maior de travesseiros para torná-la ainda mais aconchegante. E no sofá, as almofadas dão um toque a mais.

Uma dica extra aqui é optar por peças com tecidos mais macios e com o toque quente.

Foto: Topntp26 / Freepik

2. Opte pela iluminação quente

A substituição da iluminação em alguns ambientes por lâmpadas quentes amarelas auxiliam o aquecimento do ambiente. Ainda dá para incrementar com outras fontes de luz, como luminárias e abajures.

Se a proposta for criar um clima único para uma ocasião especial, as velas são um recurso interessante.

Foto: Wirestock / Freepik

3. Invista nas cores quentes

Cores quentes são capazes de balancear a temperatura no ambiente, como tons de amarelo, vermelho, mostarda e laranja.

As tonalidades podem ser aplicadas na pintura da parede, móveis ou mesmo em acessórios decorativos. Nas peças de decoração, o benefício é a praticidade e a flexibilidade já que, caso deseje, poderá fazer a troca facilmente na estação seguinte.

Foto: Divulgação / Hydra

4. Adapte torneiras para ter água aquecida

Quem nunca sofreu ao ter que lavar as mãos em uma água congelante no tempo frio? Optar por uma torneira com regulagem de temperatura soluciona esse desconforto.

É possível optar pelas torneiras elétricas, que podem ser facilmente instaladas ou misturadores com aquecedor a gás ou elétrico.

Dependendo do ambiente, esse produto ainda traz outros benefícios, como na cozinha, onde frequentemente é necessário água quente para o preparo dos alimentos. Assim, a água precisa ficar menos tempo no fogão para atingir a temperatura desejada.

Foto: Divulgação / Air freshener

5. Recorra a aquecimento artificial

Em áreas mais geladas, vale avaliar o investimento em aquecedores e lareiras artificiais, estas que ainda incrementam o décor.

De aquecedores, existem modelos portáteis que facilitam o manuseio e o deslocamento entre cômodos.

Também há uma vasta opção de lareiras com opções de tamanho e acionamento. A praticidade das elétricas é que basta um ponto de energia para ligá-la, já que um modelo a gás, por exemplo, bem provavelmente requer adaptação para criar um ponto de gás no local onde será posicionada.

Tem mais alguma dica do que você faz na sua casa durante o inverno? Compartilhe nos comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *