Os dez arquitetos mais pesquisados no Google Brasil; sabe quem são?

A arquitetura brasileira é celebrada por grandes profissionais que projetam a excelência do nosso País na área para todo o mundo. Mas, dentre inúmeros profissionais renomados, alguns se destacam e despertam o interesse das pessoas – profissionais da área ou não – em conhecer mais a fundo os seus trabalhos.

Dados do Google indicam quais são os dez arquitetos mais pesquisados no Brasil. A plataforma de pesquisa online mantém esses registros de buscas desde 2004.

No topo da lista, está o maior nome da arquitetura brasileira e uma das principais referências na área em todo o mundo. O ranking traz ainda outros profissionais renomados, responsáveis por grandes obras, como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro; além de um capixaba, responsável por idealizar o Cais das Artes, aqui em Vitória.

Alguns têm seus nomes eternizados por grandes projetos com expressiva relevância para a nossa sociedade até os dias atuais. Outros ainda nos contemplam com novas criações.

Confira abaixo o ranking com os os 10 arquitetos mais pesquisados no Google Brasil:

Oscar Niemeyer. Foto: Kadu Niemeyer.

1º Oscar Niemeyer

“Considerado uma das figuras-chave no desenvolvimento da arquitetura moderna”, como indica o resultado da busca com o seu nome, Oscar Niemeyer teve sua carreira impulsionada com a construção de obras suas no Distrito Federal.

Seus traços curvos e únicos inspiraram uma geração de arquitetos, urbanistas, designers, estilistas e tantos outros artistas.

Lúcio Costa. Foto: Acervo Lúcio Costa / Casa da Arquitetura.

2º Lúcio Costa

“Pioneiro da arquitetura modernista no Brasil, ficou reconhecido mundialmente pelo projeto do Plano Piloto de Brasília.”

Radicado no Brasil, Lúcio Costa nasceu na França, mas teve contribuição expressiva para o Brasil, e foi o mestre de grandes nomes da arquitetura nacional, como Oscar Niemeyer.

Paulo Mendes da Rocha. Foto: Reprodução caubr.gov.br

3º Paulo Mendes da Rocha

O arquiteto capixaba Paulo Mendes da Rocha foi, além de Niemeyer, o único brasileiro a receber um Pritzker, maior prêmio da arquitetura no mundo.

“Tornou-se um dos arquitetos brasileiros mais reconhecidos mundialmente e um dos grandes nomes da Escola Paulista”, exibe a pesquisa com seu nome no Google.

Marcio Kogan. Foto: Divulgação.

4º Marcio Kogan

Um dos principais nomes da arquitetura brasileira na atualidade, Marcio Kogan, à frente do studio MK27, valoriza a simplicidade formal e são elaborados com extrema atenção aos detalhes e acabamentos.

Heitor da Silva Costa. Foto: Reprodução.

5º Heitor da Silva Costa

Responsável pelo maior monumento brasileiro, o Cristo Redentor, também está nesta lista. A obra de Heitor da Silva Costa foi considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno em 2007 e é considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 2012.

Lota de Macedo Soares. Foto: Reprodução arquivo.arq.br

6º Lota de Macedo Soares

Única mulher da lista, Lota de Macedo Soares foi uma das responsáveis pelo projeto do maior aterro urbano do mundo, o Parque do Flamengo, no Rio de Janeiro.

Arthur Casas. Foto: Divulgação / Jhonatan Chicaroni.

7º Arthur Casas

Um dos arquitetos brasileiros mais relevantes da atualidade, Arthur Casas tem projetos marcantes no skyline (horizonte de edifícios) de grandes metrópoles por todo o mundo, como São Paulo, Rio de Janeiro, Nova Iorque, Paris e Tóquio.

Vilanova Artigas. Foto: Divulgação / Acervo Vilanova Artigas.

8º Vilanova Artigas

Com mais de 700 obras de legado, João Batista Vilanova Artigas foi um grande ativista que atuou na regulamentação profissão e da docência de arquitetos no Brasil.

Isay Weinfeld. Foto: Divulgação.

9º Isay Weinfeld

“Com projetos únicos e de uma beleza ímpar, o arquiteto e cineasta Isay Weinfeld coleciona prêmios nacionais e internacionais”, descreve um dos resultados da busca no Google com o nome do profissional.

Ruy Ohtake. Foto: Divulgação / CASACOR.

10º Ruy Ohtake

O arquiteto Ruy Ohtake imprimiu uma linguagem própria em mais de 300 obras realizadas no Brasil e no exterior. Comprometido em realizar uma arquitetura brasileira contemporânea, tendo a inovação como princípio, deixou sua marca em projetos de obras públicas, escolas, cinemas, teatros, residências e edifícios de apartamentos e de escritórios.

 

A mais pesquisada no mundo

Zaha Hadid. Foto: Reprodução pritzkerprize.com

Apesar do Top 10 no Google Brasil contar com apenas uma mulher, o ranking mundial de buscas mensais tem uma liderança feminina. Zaha Hadid é a arquiteta mais buscada no Google em 84 países.

Conhecida como “rainha das curvas”, seus designs futurísticos e o uso de formas geométricas a tornaram um dos nomes mais conhecidos da arquitetura. Entre as suas principais obras estão o Centro Heydar Aliyev em Baku, no Azerbaijão; e o MAXXI (Museu Nacional das Artes do Século 21) em Roma, na Itália.

Um comentário em “Os dez arquitetos mais pesquisados no Google Brasil; sabe quem são?”

  1. Nós de Campo grande MS, temos orgulho de termos obras assinadas por duas dessas feras desse ranking que são: Rui Ohtake e Oscar Niemeyer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *