Casas de madeira: uma opção rápida para investir

O uso de madeiras na arquitetura já é um constate em casas, empreendimentos e até mesmo no setor hoteleiro, seja pelo apelo bucólico e identidade com a paisagem ou pelo valor sustentável do material.

As casas de madeira pré-fabricadas são uma alternativa escolhida por muitas pessoas pois o tempo de construção é mais rápido do que uma casa de alvenaria. Em poucos meses, é possível vê-la completamente erguida, pronta para os novos moradores.

O aconchego das casas de madeira é outro diferencial. A cor da madeira remete ao campo e à natureza e é uma excelente aposta para quem gosta de rusticidade.

Madeira de alta qualidade tem longa durabilidade. Fotos: Sheila Basílio

Muitos acreditam que as casas de madeira duram pouco, mas isso é um mito. Ao escolher uma madeira de boa qualidade e com tratamento e manutenção adequados é possível ter casas de madeira que durem vários anos.

MLC – Madeira Laminada Colada

No Estado, as casas de madeiras começam a ganhar adeptos. Em Domingo Martins, por exemplo, a Casa do Lago, foi um projeto em madeira projetado pela arquiteta Sheila Basílio.

“Projetei essa casa para o uso da estrutura de madeira Laminada Colada (MLC), foi a primeira vez que utilizei em construção residencial. Optamos por essa estrutura de montagem rápida, apoiada em pilares diretamente sobre blocos de fundação, preservando assim a topografia natural do terreno, evitando grandes movimentos de terra e arrimos, além de favorecer a circulação da fauna. A casa fica muito bonita com a estrutura de madeira e parece flutuar sobre o terreno, integrada à exuberante paisagem natural do Espelho D’água”, afirma.

Para estruturar a madeira, foram necessários dois meses de montagem. A madeira eucalipto de reflorestamento passou por processo de laminação e colagem e ganhou mais resistência estrutural.

Em seguida, foram feitas a montagem de pisos e coberturas em painel wall e OSB, divisão interna em dry wall e acabamentos. “Esse tipo de construção pode ser bem rápida, o que otimiza o custo final da obra”, esclarece Sheila.

Quanto às desvantagens, quem aposta em casas de madeira devem ficar de olho na manutenção. Recomenda-se passar verniz de base aquosa de 4 em 4 anos para a parte externa e 20 em 20 anos para a parte interna. Além disso, é necessário tratar o solo do terreno antes de receber a casa para evitar a infestação de cupins.

Veja mais fotos de projeto com a Madeira Laminada Colada

Um comentário em “Casas de madeira: uma opção rápida para investir”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *