Projetos sustentáveis favorecem o isolamento térmico de construções

Foto: Camila Santos

A adoção de recursos sustentáveis nos projetos traz benefícios que vão além do menor impacto no meio ambiente. Projetos que adotam técnicas ecológicas possuem ainda vantagem no isolamento térmico das construções, por exemplo.

O controle de temperatura dos ambientes é possível através de matérias-primas provenientes da natureza, como bambu, madeira de demolição, adobe de argila e telhado verde. Outro elemento que contribui nesse sentindo é a terra, que é um elemento que atua como um isolante devido a sua baixa variação térmica.

Um exemplo que contém terra na sua composição é o tijolo adobe, produzido com também com água, palha e fibras naturais. Esse material é um dos mais antigos do mundo, porém foi substituído pelo concreto com o passar dos anos. Alguns projetos vêm resgatando esse tipo de tijolo.

Tijolo adobe contém terra em sua composição. Foto: Reprodução

Necessidade de pensar no que é ecológico

O investimento em sustentabilidade tem se tornado cada vez mais uma necessidade. As formas de construir tiveram de ser reavaliadas devido aos impactos severos no meio ambiente, fazendo com que este pensamento deixasse de ser apenas uma opção.

Assim, tornaram-se cada vez mais comuns as construções sustentáveis, aquelas que empregam técnicas ecológicas em seu desenvolvimento, como uso de energia solar e materiais recicláveis. Tanto em empreendimentos residenciais como comerciais.

Casa com teto verde se integra à paisagem. Foto: Divulgação/Tetro Arquitetura

Consciência ambiental

Além da seleção dos materiais e recursos tecnológicos, quando se trata de construções ecológicas, é importante considerar a procedência da matéria-prima e a destinação dos resíduos da obra.

Os cuidados englobam ainda a estocagem dos produtos para evitar danos e desperdício e, sempre que possível, considerar o reaproveitamento de madeira e de outros materiais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *