Brasilidade no décor: Novo luxo remete às origens

Foto: Divulgação / Pointer

A cultura brasileira é rica em elementos que expressam toda a identidade de um povo, a chamada brasilidade. Peças artesanais, itens com carga histórica e vários outros materiais característicos do nosso País têm sido explorado na decoração criando um novo conceito de luxo que remete às origens.

Como Brasil é um país extenso e cada estado e região têm suas próprias características, há uma ampla variedade de elementos que podem ser explorados.

Dentre vários itens que expressam brasilidade, alguns se destacam seja pela sua capacidade de representar a história do País, a identidade de toda a nação ou pelo apreço que conquistou das pessoas.

Confira alguns itens selecionados pelo Momento Décor:

Foto: Divulgação/Roca Cerâmica

1. Cobogó

Sempre sendo reinventado ao longo dos anos, o Cobogó é 100% brasileiro. Inicialmente criado a partir do cimento, passou a ser produzido também em outros materiais como argila, vidro e cerâmica. A variedade de desenhos também é extensa, como novos padrões surgindo a todo o momento, além da possibilidade de apostar na cor que desejar.

Uma curiosidade é que o seu nome é formado por sílabas dos nomes dos três engenheiros que o criaram: Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de Góis.

Foto: Divulgação / Pointer

2. Elementos naturais

A natureza tão forte e presente no Brasil é evidenciada por elementos naturais, mesmo que em detalhes como fibras no encosto de cadeiras ou detalhes com tramas na marcenaria.

Também é possível explorar esses recursos para reproduzir atmosferas externas dentro dos lares, com peças que trazem a lembrança da praia, e o verde de flores e plantas que remete à natureza.

Foto: Pinterest

3. Variedade de cores

Verde, azul e amarelo não são as únicas cores que simbolizam o Brasil. As mais variadas tonalidades transmitem as vibrações características do nosso povo.

Além também de que cada região pode ser caracterizada por diferentes tonalidades. Desde o laranja que remete à terra, o verde mais fechado em áreas de natureza densa ou até os sóbrios, como cinza e preto, fazendo alusão aos grandes centros urbanos.

Divulgação / Decortiles

4. Ladrilhos hidráulicos

Estes entram como uma herança cultural de uma técnica de manufatura ensinada pelos imigrantes no século XIX. Com o passar dos anos, os desenhos, as cores e as aplicações foram sendo inspirados pela cultura do nosso País.

Foto: Reprodução

5. Valorização do artesanato e de obras nacionais

Este item engloba não apenas criações de artistas renomados, mas também obras daqueles em ascensão ou até mesmo desconhecidos. Esculturas de barro ou argila, vasos artesanais, pinturas e até retratos de paisagens trazem um carga cultural aos ambientes.

Quais outros itens você acredita que também deveriam estar nesta lista? Me conte nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *