Iluminação com efeito natural e formas orgânicas são tendências na CASARCOR São Paulo

Quem é apaixonado por arquitetura e design, assim como os profissionais da área, estão sempre antenados nas principais mostras e eventos do segmento. E este mês começou a mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, a CASACOR São Paulo.

A mostra fica aberta ao público até o dia 11 de setembro e traz tendências que resgatam a conexão como a natureza, mesmo quando se é necessário buscar recursos artificiais. Por exemplo, o efeito de iluminação natural fica por conta da tela tensionada, enquanto formas orgânicas remetem a elementos encontrados ao ar livre.

Arquiteto Renzo Cerqueira visitou a mostra este mês. Foto: Renzo Cerqueira.

Em sua 35ª edição, a mostra trouxe uma atmosfera que enfatiza os novos valores prezados ao se pensar espaços. Com o tema “Infinito Particular”, os profissionais foram convidados a refletir sobre a necessidade de projetar ambientes que priorizem o bem-estar físico, mental e espiritual, a harmonia, o equilíbrio e o conforto.

No ano em que completa 35 anos, a CASACOR, leva a edição comemorativa de sua principal mostra para o coração de São Paulo: o Conjunto Nacional, um dos mais importantes marcos arquitetônicos da cidade, projetado há 63 anos pelo arquiteto David Libeskind.

A edição especial ocupa o mezanino, conhecido por seus brises, e o terraço aberto, que já abrigou o restaurante Fasano. São quase 10 mil metros quadrados, onde o masterplan, definido com a consultoria do escritório FGMF, preservou a beleza a estrutura existente e acomodou 59 ambientes.

Renzo Cerqueira observou ambientes com personalidade na CASACOR São Paulo. Foto: Renzo Cerqueira.

A implantação surpreende ao abrigar 30 estúdios e lofts, sete jardins e ilhas de bem-estar, cinco operações de restaurante, bar e café, cinco banheiros unissex, sete lojas e operações comerciais, além de dois ambientes funcionais (bilheteria e lounge) e duas áreas de exposições artísticas – uma interna e outra que recebe a Exposição CASACOR 35 anos – em um espaço tão emblemático da arquitetura moderna.

https://www.instagram.com/reel/CgK2V2Hr0Nv/?igshid=NmZiMzY2Mjc%3D

O arquiteto Renzo Cerqueira visitou a mostra e compartilhou as suas percepções com a coluna.
“No geral, vi muitos lançamentos de peças e produtos, mas a maior novidade foi a essência dos ambientes; tudo com muita personalidade. A ambientação, com o tema ‘Infinito Particular’, que trouxe algo de dentro dos profissionais, que também vem como consequência da pandemia. Os ambientes estavam com personalidades bem particulares e também com muita história”, analisa Renzo.

Veja os destaques apontados pelo arquiteto:

Iluminação em jardim de inverno feita com tela tencionada. Foto: Renzo Cerqueira

Iluminação com efeito natural

A tela tencionada traz o ar de iluminação natural mesmo em ambiente onde não há uma fonte externa de luz. Esta tendência está presente em diferentes aplicações na edição deste ano da CASACOR São Paulo: Em parede, teto, detalhe em móvel e mais.

Renzo aponta dois ambientes que se destacaram com esta iluminação. O primeiro é um banheiro em que a tela tencionada aplicada na parede em frente à banheira é a única fonte de luz. O arquiteto ainda indica um loft, em que a luz está no teto do jardim de inverno.

“O jardim fica no meio do loft, fazendo a separação do quarto e do banheiro nos fundos, a sala de jantar na lateral, e na frente a sala de estar com a cozinha. Esse jardim de inverno ficou muito incrível. Ele trouxe toda uma vegetal em um espaço grande com uma árvore no meio que tem toda uma história. Todo o teto é a tela tensionada. Eu estava lá às 19h e esse jardim estava todo iluminado; parecia que ainda era dia pelo efeito que a luz da tela tensionada traz”, avalia Cerqueira.

União das tendências curvas com os ripados. Foto: Renzo Cerqueira

Ripados em painéis curvos

Painéis ripados já vem como uma tendência forte há algum tempo. No entanto, uma aplicação diferente tem se destacado na CASACOR São Paulo deste ano. Agora as ripas se associam às curvas, outra característica no décor que vem se fortalecendo.

Formas orgânicas trazem movimento aos ambientes. Foto: Renzo Cerqueira

Mesas e bancadas orgânicas

Os formatos orgânicos, arredondados e ovais conquistaram mais espaço em bancadas e mesas. Os projetos exploram as formas irregulares com quinas arredondadas, que trazem movimento aos ambientes.

Madeira ebanizada, na divisória de ambientes, conquistou o público. Foto: Renzo Cerqueira

Madeira ebanizada

Inspirada no ébano, nome dado às árvores que produzem um material nobre e de tonalidade muito escura, a madeira ebanizada foi utilizada de diferentes formas: mobiliário, bancada, marcenaria, peças decorativas… “Esse material já vem ganhando espaço na decoração e caindo no gosto do povo”, pontua Renzo.

Quer ver mais fotos dos ambientes da CASACOR São Paulo? Confira:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *