O futuro dos projetos arquitetônicos com o metaverso

Promover experiências cada vez mais realistas ao apresentar o projeto aos clientes. Eles poderão caminhar pelos ambientes antes mesmo deles serem executados, tendo uma prévia das sensações que irão vivenciar ali. Essa é a promessa do futuro das visualizações de projetos arquitetônicos, que já começa a se aventurar pelo metaverso.

Dessa forma, a família – ou empresário, no caso de projetos comerciais – têm a possibilidade de viver uma experiência imersiva e ter uma ideia mais fidedigna de como ficarão os ambientes após a conclusão dos trabalhos.

O avanço tecnológico tem permitido projeções cada vez melhores e reais, contribuindo e muito para os profissionais de arquitetura e design quando vão apresentar suas ideias para os espaços aos clientes. Alguns renders até confundem os menos entendidos, que creem se tratar de fotos de ambientes reais.

Um novo passo rumo ao realismo é justamente a exploração do metaverso.

Metaverso pode reproduzir ambientes de casas, condomínios, shoppings e até cidades. Foto: Freepik

O que é metaverso?

Esse termo “metaverso” tem se tornado cada vez mais popular, mas muitas pessoas ainda não compreendem ao certo o que significa.

O metaverso se trata de um ambiente virtual que funciona como uma extensão da realidade física, ou o “mundo real”. A proposta é integrar o virtual e o físico a fim de tornar um só.

O termo foi utilizado pela primeira vez no romance de ficção científica Snowcrash, de 1992, que retrata uma realidade semelhante a que vivemos hoje.

Usuário consegue prever sensações que irá vivenciar nos ambientes antes da execução do projeto. Foto: Freepik

Como o metaverso se aplica na arquitetura?

A visualização imersiva de ambientes através da realidade virtual é apenas uma pontinha do novo universo de possibilidades que o metaverso traz para a arquitetura.

Esse talvez seja o aspecto que mais atrai os clientes. Para os arquitetos, essa nova realidade traz outras possibilidades que ainda precisam ser exploradas e aprofundadas.

Para a reprodução da realidade virtual, é preciso dispor de espaços para os usuários. Além de casas, condomínios, shoppings e outros estabelecimentos que devem funcionar nesse cenário. Para construir tudo isso, certamente será necessário mão-de-obra qualificada.

Você consegue enxergar outras possibilidades? Me conte nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *