A busca pelo silêncio prezando apenas pelo que é essencial resultou em um lar minimalista e que transborda calmaria: A K House, projetada pelo escritório de arquitetura Pitsou Kedem e construída em Tel Aviv, em Israel.
Segundo o escritório, “a família para quem projetamos esta casa tinha um pedido acima de todos os outros: que criássemos um refúgio abrangente para eles”. A residência tem 1.200 m², sendo 350 m² de área construída.
Em resposta aos seus desejos, o ponto de partida para o conceito central de design foi criar uma bolha familiar – uma série de espaços que aliviassem o caos visual e auditivo externo do design, modas passageiras e a interminável intrusão da mídia e das redes sociais.
“Para realizar o sonho deles, buscamos o silêncio. Em seguida, tiramos o desnecessário. Queríamos projetar uma casa com uma linguagem arquitetônica coerente que vestisse sua idade com elegância.”
Ao se aproximar pela rua, sua fachada se mostra enigmática; esconde muito mais do que revela e se abre à medida que se entra nos seus espaços interiores.
“Os volumes arquitetônicos de corte limpo e as composições sutis, finalizadas em um reboco especial à base de cal respirável, definem o clima. O contorno abstrato quase escultural aumenta a sensação de mistério à medida que sombra e luz se movem pelos espaços, ao mesmo tempo em que enfatiza a dimensão de profundidade vislumbrada através das fachadas”, descreve o Pitsou sobre o projeto.
“Para proteger o clima da casa pelo bem do meio ambiente e ajudar a família a suportar o clima quente israelense e a luz solar intensa praticamente o ano todo, criamos envelopes duplos para encerrar espaços intermediários sombreados e arejados. Aqui a família pode passar o tempo confortavelmente mesmo nos dias em que o clima mais extremo sopra do deserto”, continua.
Entre os vários espaços, foram criados pátios internos para os quais foram escolhidas árvores e plantas nativas capazes de resistir aos extremos climáticos. Esses pátios, como o que fica entre a suíte master e o escritório, também são fundamentais para manter os espaços frescos, pois sua presença melhora o fluxo de ar, filtra a luz solar intensa e reduz significativamente o consumo de energia.
Olá tudo bem? Espero que sim 🙂
Adorei seu artigo,muito bom mesmo!
Abraços e continue assim.