5 tendências em tapetes na CASACOR São Paulo 2022

Os tapetes jamais devem ser entendidos como uma simples forração do piso e, cada vez mais, ganham o status de protagonistas da decoração por conta de atributos e valores agregados que vão além da estética e funcionalidade.

Principal mostra de arquitetura da América Latina, a CasaCor também é uma das principais vitrines de tendências dos produtos, objetos e itens que compõem o universo da decoração, como tapetes e tapeçarias. A edição deste ano do evento em São Paulo trouxe algumas apostas para as próximas estações.

Diferentes ambientes do evento revelam ou consolidam percepções diferentes sobre os tapetes, tornando-se uma ‘vitrine’ relevante para analisar tendências e que, essencialmente, acaba nos antecipando o que deve se sobressair no décor com tapetes dos próximos anos.

É perceptível o maior apreço e destaque às formas, texturas e fibras naturais. Tapetes enormes perdem destaque, dando espaço a peças que acrescentam movimento, dinamismo e fluidez aos ambientes.

Confira 5 tendências de tapetes que mais se destacam nos ambientes da CASACOR São Paulo 2022:

Tapeçaria Urbano Nova Paulista, assinada por Ricardo Abreu e by Kamy Verde, reaproveita fragmentos têxteis para tecer uma peça totalmente nova e exclusiva exposta na CASACOR (Foto: Emerson Alves)

Design 360°

Os princípios da economia circular vêm revolucionado a forma de produção, consumo e destinação de resíduos, desafiando a linearidade (começo, meio e fim) que domina as relações de produção e consumo. É possível aplicar a circularidade no design têxtil, propondo novos métodos de criar tapetes e tapeçarias.

Tapete Zili Light Aloe Trama Invertida, recortado em formato orgânico pela by Kamy para o ambiente assinado por Babara Dundes na CASACOR (Foto: Emerson Alves)

Formas orgânicas

O desenho irregular, assimétrico e arredondado dos orgânicos é uma das grandes tendências em tapetes personalizados. Esse design traz mais suavidade, se contrastando ao grande volume de linhas retas e arestas no horizonte, o que acaba por sobrecarregar visualmente o dia a dia.

Tapete Seagrass Fucshia Barra Virada Redondo, da by Kamy, é 100% feito com fibras naturais provenientes de algas desidratadas e montado pela marca no Brasil (Foto: Wesley Ferreira)

Fibras naturais

O apreço pelas fibras naturais não é de hoje, mas graças ao grande volume de opções sintéticas, pode ser que muitas pessoas tenham se afastado desta opção por algum momento. O retorno ao natural é agora e a grande presença de tapetes tecidos com fibras naturais em vários ambientes da CASACOR é uma prova disso.

Tapete Revolution Design MS, criado por Marcelo Salum em parceria com a by Kamy, faz uma releitura dos desenhos das cestarias de Attilio Baschera e Gregório Kramer (Foto: Emerson Alves)

Feitos à mão

Além das fibras naturais, há também uma grande demanda por produtos feitos à mão, o que fez aumentar a procurar por tapetes construídos artesanalmente – e eles transbordam nesta CASACOR em particular.

O tapete Nylon Design Special 72/73, desenvolvido pela by Kamy especialmente para o ambiente de Pedro Luiz de Marqui na CASACOR, em uma releitura do clássico P&B (Foto: Wesley Ferreira)

Clássicos atemporais

Existem elementos, combinações e materiais que não envelhecem na decoração, mas que necessitam de uma boa dose de criatividade e talento para mantê-los atualizados no décor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *