Semana de Design de São Paulo reúne arte, arquitetura, decoração e tecnologia

Exposições, palestras, instalações e visitas guiadas têm movimentado a capital paulista nos últimos dias durante a 11ª edição da Semana de Design de São Paulo. O festival DW! tem o objetivo de promover o design e suas conexões com arte, arquitetura, decoração e inovações tecnológicas.

O evento começou no último domingo, dia 4, e o encerramento será no dia 11. A programação deste ano está acontecendo em sete distritos físicos, além de ocorrer paralelo atividades digitais.

A instalação Um Mil Girassóis – Paisagens Solares de Gabriela Nora

Galeria Botânica reúne artes visuais, música e gastronomia

Em um espaço cultural múltiplo, no qual diferentes expressões artísticas se cruzam, Gabriela Nora, designer e fundadora do local, traz para o território da galeria uma versão reduzida da exposição Um Mil Girassóis – Paisagens Solares, atração do D&D Shopping para a Semana de Design deste ano. A intervenção utiliza flores fornecidas pela Veiling Holambra. A mostra pode ser visitada até 10 de setembro, das 10h às 18h.

Mostra reúne peças assinadas por José Zanine Caldas, Ruy Ohtake, Zanini de Zanine e Rodrigo Ohtake

Galeria Idea!zarvos abriga exposição da 31 mobiliário

Na exposição imaginada para a DW!, o mobiliário ocupa uma sala envidraçada da Galeria Idea!Zarvos e também compõe um ambiente propício para conversas no grande auditório do endereço, um local pensado para acolher bate-papos e reflexões sobre cidades, arquitetura, arte e design.

Dispostas sobre o piso pintado de amarelo da arena arredondada, cercada de arquibancadas, as peças ganham volume e interagem com a outra mostra em cartaz no local: Fragmentos da Metrópole, com curadoria de Fernando Serapião. Ela traz um recorte da trajetória da construtora e incorporadora Idea!Zarvos e propõe um passeio por 21 projetos, representados por maquetes, fotografias e croquis.

Foto de Cacá Bratke em exposição na mostra

Mostra No Diafragma da Arquitetura teve curadoria dos decornautas

A mostra No Diafragma da Arquitetura reúne 22 obras dos mais prestigiados fotógrafos de arquitetura e interiores do Brasil e importantes nomes internacionais. Realizada sob a curadoria e direção artística de Allex Colontonio, André Rodrigues e equipe Decornautas, a exposição ocupa uma área monumental de 5 mil m2 no Lar Center, espaço que estava sem uso e foi mantido em seu aspecto industrial.

Na escolha das imagens, os Decornautas se inspiraram no conceito de “instante decisivo” de Cartier Bresson e perguntaram aos fotógrafos quais trabalhos fizeram com que prendessem o fôlego na hora do clique. A ideia vem da analogia entre o diafragma da câmera, componente que regula a luz, e o diafragma do corpo, músculo essencial à respiração.

Alain Brugier, Alícia Abe, Cacá Bratke, Evelyn Müller, Fernando Guerra, Gal Oppido, Luiz Moreira, Ruy Teixeira e Tuca Reinés estão entre os autores das fotografias. As imagens, por sua vez, registram projetos de grandes arquitetos e designers de interiores ou lugares emblemáticos, como o Duomo de Milão e o Parthenon.

As fotografias fazem parte de um contexto maior: a ocupação artística realizada pelos Decornautas no espaço expositivo. No local, funcionava um home center, que saiu dali deixando para trás irregularidades no piso e instalações aparentes. Esse visual “work in progress” foi preservado.

4 Respostas para “Semana de Design de São Paulo reúne arte, arquitetura, decoração e tecnologia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *