Inovação: Bambu engenheirado estrutural.

Divulgação

O bambu é um dos materiais mais promissores para a construção civil. Se projetarmos um material ideal, ele seria muito parecido com o bambu. Porque, ele cresce rapidamente, possui seção transversal altamente eficiente e apresenta uma resistência à carga impressionante. Mas, além de seu uso estrutural em seu formato bruto , o bambu permite alto nível de processamento, podendo ser laminado para pisos, utensílios e como estruturas de Structural Engineered Bamboo (SEB), que se assemelham muito às madeira estruturadas.

Divulgação

Formado a partir de dos colmos brutos de bambu, que através da pressão e calor conforma um composto laminado que então é colado para formar peças estruturais. As principais aplicações são sistemas estruturais, pilares e vigas, estruturais para edifícios, paredes e esquadrias de chão a teto. 

Divulgação

Mesmo que os usos sejam similares, no ponto de vista estrutural o SEB é muito mais forte do que qualquer madeira engenheirada no mercado, o módulo de elasticidade do SEB é superior a 4 milhões de psi, a tensão, é mais de 10 vezes mais forte devido ao teor de fibra sílica continua. Além de ser ideal para conexões já que a fibra de madeira esmaga nos parafusos, enquanto o bambu mantém sua forma sob maior compressão. 

Divulgação

Ideal para sistema de sustentação de vidros, isso porque o SEB é extremamente estável. Outra vantagem é em relação ao impacto ambiental já que o bambu cresce rapidamente e produz 37% mais oxigênio do que as florestas tradicionais. O bambu não tem a necessidade de remoção de raízes para sua extração, isso faz com que o solo não sofra com as ações de desmatamento e erosão.

Divulgação

E você já conhecia o bambu estrutural?

2 Respostas para “Inovação: Bambu engenheirado estrutural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *