CASA COR ES 2022 – Loft exemplo de sustentabilidade e sofisticação.

Foto: Camila Santos

Presente pela quinta vez na mostra capixaba, o escritório IG Arquitetura e Interiores, desenvolve modelo que valoriza a sustentabilidade. Morar em frente à praia é o sonho de muitos, seja pela vista majestosa que a natureza proporciona, ou até mesmo por proporcionar maior qualidade de vida.

Foto: divulgação

O desafio para o arquiteto e designer de interiores é pensar em um ambiente praiano que seja confortável, luxuoso, mas também que valorize a preservação ambiental. Gil Nunes e Igor Gonçalves, responsáveis pelo ambiente “Loft Praiano”, em exposição na CASACOR ES 2022, se basearam em tais premissas ao projetarem um ambiente completamente Modular, que permite o desmonte e requalificação integral da construção, com acentuada atenção para arquitetura sustentável.

O ambiente minimalista de 70m², traz como tendência norteadora a responsabilidade ambiental. “Todos os materiais utilizados na execução do ambiente são recicláveis e a construção foi pensada de forma a não gerar resíduos e desperdícios. O Loft traz como diferencial a forma construtiva limpa e modular, o que permite a desmobilização de toda a estrutura para qualquer lugar” explica o arquiteto Igor Goncalves.

Foto: Divulgação

A inspiração para o único Loft da mostra originou-se do termo “Arandu”, que para os povos Guarani e Kaiowá significa o “Vivenciar”, o “ouvir o tempo” e o “conhecimento da relação com o ambiente”. A partir deste conceito, o ambiente foi pensado para ser limpo de excessos, com predominância de cores neutras e texturas naturais que interagissem com a paisagem exterior da baia de Vitória.

“A paisagem externa compõe e agrega dinamicidade ao ambiente, imprimindo as variadas nuances em que o belíssimo pôr do sol se apresenta. Já na parte interna, os adornos e obras de arte utilizados no Loft, com texturas e materiais diversos, expressam toda a personalidade do ambiente” relata o designer de interiores Gil Nunes.

Foto: divulgação

A integração e funcionalidade das áreas internas e externas, se fundem por meio da utilização de paredes e painéis de vidros, presente no teto e nas portas. Há também o uso de tecnologias, materiais e texturas naturais em destaque por todos os elementos presentes, esbanjando personalidade e inovação.

A proposta dos sócios foi tão bem recebida que o ambiente projetado sairá da CASACOR ES 2022 diretamente para integrar as belezas naturais capixaba. Evidencia, dessa maneira, como arquitetura, sofisticação e sustentabilidade não só podem, como devem adentrar os novos projetos e modelos de arquitetura contemporânea.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *