Tecnologia aplicada à arquitetura – tendências e possibilidades

Foto: divulgação

As inovações tecnológicas têm propiciado uma verdadeira revolução em todos os setores do mercado e na arquitetura não é diferente.

Nesse contexto, diversas soluções surgem diariamente, seja com a aplicação de novas tecnologias no segmento e com a criação de produtos mais sustentáveis.

Hoje, falaremos de como a realidade aumentada, impressão 3D e modelagem da informação da construção podem te ajudar a criar projetos mais seguros e assertivos.

Foto: divulgação

Realidade aumentada

A realidade aumentada é uma tecnologia que permite a sobreposição de elementos virtuais aos ambientes reais a que estamos inseridos.

Essa solução já é muito utilizada na visualização de projetos de arquitetura, uma vez que propiciam verdadeiras experiências imersivas aos clientes.

Nesse contexto, é uma ótima oportunidade para auxiliar na remodelagem de ambientes, visualizar espaços em escala reduzida e dar ao cliente a possibilidade de fazer alterações com o projeto em andamento.

 

Impressão 3D

A impressora 3D é uma excelente saída para elaborar protótipos de ambientes de forma mais verídica.

Além disso, ela é uma ótima alternativa para criar maquetes detalhadas, peças personalizadas, construir peças pré-fabricadas e produzir modelos altamente precisos de topografia.

Dessa maneira, é possível uma construção mais assertiva e com menos recursos.

 

Building Information Modeling (BIM)

Em tradução livre, a Modelação de Informação da Construção é uma tecnologia que centraliza todos os aspectos físicos e funcionais de um edifício.

Em outras palavras, esses softwares contêm todas as informações de um projeto arquitetônico: sua geometria, materiais necessários e sistemas em um ambiente virtual integrado.

Dessa maneira, os dados são disponibilizados pelos diferentes especialistas em tempo real, o que permite uma visão holística do processo de edificação.

Isso faz com que sejam feitos cálculos mais seguros e que haja menos desperdício de material, por exemplo.

A tecnologia está mudando a forma que fazemos e pensamos arquitetura. Estar por dentro dessas soluções é fundamental para criar um mercado mais promissor e eficiente!

Você tem usado alguma solução tecnológica nos seus projetos? Me conte nos comentários!

Um comentário em “Tecnologia aplicada à arquitetura – tendências e possibilidades”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *