Cidades sustentáveis – cinco exemplos inspiradores de mobilidade e bem-estar

Foto: divulgação – Curitiba/PR
Foto: divulgação

Segundo dados da ONU, as cidades são responsáveis por mais de 70% das emissões de gases de efeito estufa no mundo. 

Esse dado impactante já reflete a importância de pensar cidades sustentáveis, com bom planejamento urbano, mobilidade e, consequentemente, mais bem-estar. 

Diante desse desafio, surgem exemplos inspiradores de cidades que estão priorizando a sustentabilidade em seu planejamento urbano. 

Conheça hoje cinco exemplos de cidades sustentáveis ao redor do mundo, que têm como foco a criação de uma cidade com menos impacto ambiental e mais acessível a todas as pessoas.

 

Curitiba, Brasil

Foto: divulgação – Curitiba/PR

Curitiba, além de ser a cidade mais sustentável da América Latina, é reconhecida internacionalmente como uma cidade modelo em termos de planejamento urbano sustentável. 

Com um sistema de transporte público eficiente, baseado em ônibus articulados e integrados, a cidade reduziu significativamente o número de carros nas ruas, diminuindo a emissão de poluentes e melhorando a qualidade do ar. 

Esse planejamento, por sua vez, aumenta o acesso das pessoas à cidade, promovendo uma maior integração entre a população e qualidade de vida.

 

Copenhague, Dinamarca

Foto: divulgação – Dinamarca

Copenhague é famosa por ser considerada a “capital da bicicleta”. 

A cidade investiu em uma ampla infraestrutura para ciclistas, com ciclovias bem-sinalizadas e seguras, além de estacionamentos e sistemas de compartilhamento de bicicletas. 

Assim, a população passou a adotar a bicicleta como meio de transporte, reduzindo o tráfego de veículos e promovendo mais saúde com a prática de exercício físico. Isso sem mencionar a redução significativa da emissão de poluentes!

 

Singapura

Foto: divulgação – Singapura

Singapura é uma cidade-estado que tem se destacado cada vez mais em termos de sustentabilidade. 

Com uma gestão eficiente de resíduos, a cidade recicla cerca de 60% do seu lixo e possui um sistema de coleta seletiva muito bem estruturado. 

Além disso, Singapura investe em tecnologias sustentáveis, como painéis solares e jardins verticais, que contribuem grandemente para a melhoria do meio ambiente e a qualidade de vida dos habitantes.

 

Estocolmo, Suécia

Foto: divulgação – Suécia

Estocolmo é um case famoso de cidade que prioriza o uso de energias renováveis. 

Dessa maneira, a maior parte da eletricidade consumida na cidade é proveniente de fontes limpas, como a energia eólica e a biomassa. 

Além disso, Estocolmo implementou um sistema eficiente de aquecimento urbano, utilizando resíduos e calor gerados por indústrias para aquecer edifícios residenciais e comerciais.

 

Portland, Estados Unidos

Foto: divulgação – Estados Unidos

Portland é uma cidade que tem se destacado pelo seu compromisso com a sustentabilidade e o bem-estar dos seus habitantes. 

Com um extenso sistema de transporte público, que inclui metrô, ônibus e bondes elétricos, a cidade busca reduzir a dependência de carros particulares, o que reduz drasticamente a emissão de gases poluentes. 

Além disso, Portland investe em espaços verdes e parques urbanos, proporcionando o direito à cidade, qualidade de vida e fortalecimento de vínculo entre a população.

Esses exemplos de cidades sustentáveis demonstram que é possível conciliar mobilidade urbana eficiente, redução de impactos ambientais e melhoria do bem-estar dos habitantes. 

 

Por meio de investimentos inteligentes em transporte público, energia renovável, infraestrutura ciclística e gestão de resíduos, é possível criar cidades mais funcionais e garantir a promoção de qualidade de vida. Todos saem ganhando!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *