Momento inspiração – 6 Projetos que Unem Natureza e Espaço Urbano

Foto: divulgação

Pensar a cidade de uma maneira que integre a natureza, se adaptando a ela, em vez do contrário, é mais urgente do que nunca. 

O benefício é duplo: além de minimizar os impactos no meio ambiente, a população pode experimentar mais bem-estar e qualidade de vida.

Hoje, falaremos sobre seis projetos arquitetônicos, em centros urbanos do Brasil e do mundo, baseados na natureza para criar espaços integrados e sustentáveis. 

Inclusive, alguns deles foram revitalizados e essa mudança trouxe muito benefício para a população que pode vivenciar esses espaços. Vamos lá?

 

Parque Central de Valência – Valência, Espanha

Foto: divulgação

O Parque Central de Valência é um projeto de reabilitação urbana que transformou uma antiga área ferroviária em um vasto parque verde no coração da cidade. 

Com uma extensão de 230.000 metros quadrados, o parque oferece uma variedade de espaços naturais, como jardins, áreas de recreação, caminhos para pedestres e ciclovias. 

Assim, o local proporciona um ambiente acolhedor para os moradores e visitantes, oferecendo espaços de lazer, atividades esportivas e uma atmosfera tranquila em meio à agitação urbana.

Bosco Verticale – Milão, Itália

Foto: divulgação

O Bosco Verticale, ou Floresta Vertical, é um edifício composto por duas torres residenciais cobertas de plantas, que ajudam a purificar o ar e a melhorar a biodiversidade urbana. 

Nesse cenário, as torres acomodam mais de 900 árvores e 20.000 plantas de diferentes espécies, criando um ambiente verde e vibrante em meio ao cenário urbano.

O sucesso do Bosco Verticale em Milão inspirou projetos semelhantes em outras partes do mundo que procuram unir sustentabilidade e a qualidade de vida nas cidades.

 

Gardens by the Bay – Cingapura

Foto: divulgação

Os Gardens by the Bay são uma inspiração da combinação perfeita de arquitetura e natureza. 

Com suas Supertrees, que funcionam como árvores artificiais e abrigam uma variedade de plantas, e o espetacular Cloud Forest Dome, esse projeto proporciona uma experiência imersiva na natureza dentro de uma paisagem urbana.

Além disso, a inspiração nos Gardens by the Bay está vindo para o Brasil no Projeto Pétala, que promete oferecer uma experiência turística inesquecível nas paisagens brasileiras.

 

Jardim Botânico de Curitiba – Curitiba, Brasil

Foto: divulgação

O Jardim Botânico de Curitiba é um verdadeiro refúgio verde no coração da cidade. 

Com seus extensos jardins, estufas e lagos, o projeto proporciona um ambiente tranquilo e sereno para os visitantes. Destaco aqui o seu famoso Jardim Francês, com seus canteiros simétricos e fontes ornamentais. 

Além de sua função como espaço de lazer, o Jardim Botânico também desempenha um papel importante na conservação de espécies vegetais e na educação ambiental da população.

 

Vertical Forest – Nanjing, China

Foto: divulgação

Esse projeto é a prova de que o Bosco Verticale fez escola nas florestas verticais.

Assim como seu antecessor em Milão, o Vertical Forest traz a natureza de volta ao ambiente urbano, proporcionando benefícios ambientais que só as mais de 1.000 árvores e 2.500 plantas de diferentes espécies podem proporcionar.

Além disso, a vegetação atua como um isolante térmico, reduzindo a necessidade de aquecimento e refrigeração nos apartamentos e contribuindo para a eficiência energética do edifício.

 

Parque Linear Cheonggyecheon – Seul, Coreia do Sul

Foto: divulgação

O Parque Linear Cheonggyecheon é um projeto notável de reabilitação urbana localizado no centro de Seul, na Coreia do Sul. Ele consiste em um riacho artificial de 10,9 quilômetros de extensão, que foi recuperado e transformado em um deslumbrante parque urbano.

O projeto trouxe uma nova vida para a área central de Seul, se tornando um local popular para passeios, festivais e atividades culturais, unindo a comunidade e proporcionando um ambiente acolhedor para todas as idades.

Além disso, o parque desempenha um papel importante na melhoria da qualidade do ar e na redução das ilhas de calor urbano. O riacho ajuda a regular a temperatura, enquanto a vegetação ao longo de suas margens contribui para a purificação do ar e o aumento da biodiversidade.

 

Qual desses exemplos você achou mais inspirador?
Comenta aqui embaixo que eu vou adorar saber!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *