Biofilia: conectando o verde nos projetos de arquitetura e design

A ascensão de elementos naturais é tendência arquitetônica no mundo.

As plantas têm um papel fundamental na harmonização das energias dos espaços em que são inseridas, e graças à biofilia, já virou uma tendência da arquitetura e design de interiores mundial, incorporando elementos naturais e a conexão com o verde nos ambientes.

A arquiteta Ximene Villar enxerga no conceito um importante aliado para promover a ligação com a natureza. “Essa atmosfera tropical da vegetação, flores e plantas presentes em um ambiente pode ser inserida de diversas formas e em qualquer lugar, através de vasos, no mobiliário e em diferentes tipos de jardins, como os preservados, verticais, os tetos verdes, entre outras possibilidades, oferecendo bem-estar, conforto emocional e levando sustentabilidade aos ambientes, internos e externos”, revela a profissional.

Outros pontos importantes destacados por Ximene Villar são a iluminação e componentes naturais. “A luz, tanto natural quanto artificial, e a aplicação de elementos da natureza, como pedras e madeira, fazem toda a diferença e aumentam o efeito de bem-estar”, indica Ximene.

 

Confira como incorporar a biofilia aos seus projetos:

Sala de estar com jardim preservado na parede | Fotografia: Camila Santos

A arquiteta Ximene Villar fez o uso do jardim preservado, com plantas naturais que passaram por um processo de conservação que mantém a folhagem, a textura e a integridade das vegetações. A praticidade é o que chama atenção, pois dispensam irrigação e iluminação solar.

Área de piscina | Fotografia: Camila Santos

A área da piscina é toda rodeada de verde, repleta de elementos naturais, vegetação, flores e plantas. Quem passa por ali tem a sensação de estar “caminhando para o sossego”, explica Ximene.

Cozinha com jardim vertical | Fotografia: Camila Santos

A criação de um jardim vertical na cozinha é um detalhe que fez toda diferença ao projeto. “A implementação desses jardins pode ser inserida em superfícies internas de parede até muros externos, através de sistemas de irrigação automatizados por gotejamento ou atenção manual dedicada”, destaca Ximene Villar.

Jardim vertical na sala de jantar | Fotografia: Camila Santos

Aqui, com as cortinas abertas, o protagonista é o jardim vertical. Uma sala de jantar incrível, não acham?

Um comentário em “Biofilia: conectando o verde nos projetos de arquitetura e design”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *