Loft Corpo & Morada: um refúgio de conexão e despertar dos sentidos na Casacor ES 2023

Loft Corpo & Morada – Ximene Villar
Crédito: Fábio Travezani

Ximene Villar cria cenário de encanto e envolvimento, com aposta na interação entre os elementos orgânicos, biofilia e o requinte das obras de arte para criar um ambiente onde todos os detalhes revelam a essência da vida e da morada.

Foto: Loft Corpo & Morada – Ximene Villar

Um convite à conexão entre refúgio, acolhimento, memórias afetivas e sofisticação. Assim pode ser resumido o Loft Corpo & Morada, ambiente assinado pela arquiteta Ximene Villar, na Casacor Espírito Santo 2023. Criado para ressaltar a importância do lar como refúgio e santuário, o espaço, que leva o mesmo nome do tema da mostra, conta uma história através da poesia da avó da profissional, cria uma atmosfera de bem-estar onde o corpo encontra abrigo e renovação.

Foto: Loft Corpo & Morada – Ximene Villar

Com 113m², o projeto com vista para o mar, evidencia a brasilidade, com muita sofisticação e integração dos ambientes. Para isso, a arquiteta explora a interação entre os elementos orgânicos e os materiais naturais, como o aconchego da madeira, o requinte da rocha natural, a leveza das linhas curvas, e a predominância de plantas naturais de espécies brasileiras, trazendo o frescor e o impacto positivo da biofilia. O mobiliário assinado por Sérgio Rodrigues, juntamente com toque de contemporaneidade do designer Jader Almeida, e as obras de arte de diversos artistas brasileiros, com curadoria minuciosa realizada por Matias Brotas, compõem harmoniosamente o projeto peças antigas, poesias e obras de acervo dialogando com artistas contemporâneos e peças de design que traduzem os laços que constroem cada um. Além de uma obra histórica do renomado Juarez Machado. Um dos destaques será uma xiloteca de garrafas do artista Fernando Papagaio. Celebrado como um dos maiores DJs da noite carioca, o artista explora um Brasil profundo ao transformar em obras de arte suas investigações sobre o uso da madeira.

Foto: Loft Corpo & Morada – Ximene Villar

O Loft apresenta espaços abertos, que conversam entre si, iluminação cuidadosamente projetada, e uso de acabamentos e texturas que estimulam e levam a uma imersão nos sentidos. Para a arquiteta, essa foi uma das principais preocupações ao projetar o ambiente.

Foto: Loft Corpo & Morada – Ximene Villar

“Buscamos criar uma sinergia entre o corpo humano e o espaço de moradia, oferecendo um ambiente acolhedor, funcional e saudável, onde todos os detalhes revelam a essência da morada de cada um.  Nosso desafio foi criar um ambiente que inspirasse o visitante a viver a vida com mais intensidade”, explica.

Nessa viagem pelos sentidos, o tato é estimulado pelas texturas, a visão pelas obras de arte e iluminação. O olfato é surpreendido por uma essência da expert no assunto, Tânia Bulhões, com um aromatizador envolvente e único para esse Loft. A audição encontra sonorização personalizada, através da voz, músicas e mensagens, que criam um tour guiado pelo espaço, com suaves sons de chuva e cantos de pássaros que acariciam o espírito e provocam relaxamento. E o paladar também é aguçado com degustações que despertarão novas sensações gustativas.

Para a arquiteta, todos esses elementos são fundamentais, pois eles estão presentes em nossas moradas. “O Loft Corpo & Morada é mais do que um espaço expositivo, é uma experiência que evoca emoções, conecta pessoas, celebra a beleza das formas naturais, é o refúgio do corpo e da morada”, finaliza Ximene. 

Loft Corpo & Morada
Arquiteta: Ximene Villar

Data: 04 de outubro a 29 de novembro de 2023
Local: Casacor Espírito Santo – Clube Ítalo-Brasileiro –Ilha do Boi, Vitória – ES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *