A paixão pelas formas, cores e experiências visuais são matérias-primas na cerâmica de Calu Fontes

Foto: Cloves Louzada

A nova série de revestimentos cerâmicos da artista para Decortiles pode ser encontrada nas lojas da Compose.

Experiências visuais de todos os tipos, fotografias, paisagens, selos, lugares, viagens, capas de discos, entre outras infinitas possibilidades de formas e cores servem de inspiração para a artista e arquiteta Calu Fontes na hora de compor suas coleções em cerâmica. 

Através dessas referências ela cria, há mais de uma década, as coleções para a marca Decortiles. Os revestimentos estão disponíveis nas lojas da Compose, localizadas em Vitória, Serra e em Miami (EUA).

A artista esteve no Espírito Santo recentemente a convite dos empresários Beto e Carlos Marianelli para uma palestra sobre ‘O Percurso da Criação’, na Compose Vitória, para profissionais da área de arquitetura, design e decoração.

 Na ocasião, Calu falou do processo criativo de cada coleção, como surgem os desenhos, traços, estampas e texturas que inspiram seu trabalho feito à mão, e de seu ‘casamento’ com a marca Decortiles há mais de dez anos. 

Ela também explicou como a música, o cotidiano e a cultura japonesa inspiram seu trabalho. “O percurso da criação é levar um pouquinho do meu ateliê, meu dia a dia. Eu prezo muito pelo único, pelo exclusivo, assim deixo as coisas irem acontecendo”, disse Calu. 

Fundada em 1993, a Compose é pioneira no Estado em acabamentos e revestimentos, e ao longo desses anos, a empresa continua sendo referência no segmento e estabeleceu um legado de excelência e inovação, oferecendo soluções excepcionais e parcerias com grandes marcas, como a Decortiles, que conta com as novas coleções de Calu Fontes. 

São seis séries de revestimentos, entre porcelanato, azulejos artísticos e ladrilhos hidráulicos, todos com referências trazidas do fundo da alma da artista.

“A ideia de trazer a Calu foi para contribuir com os profissionais da área de arquitetura que tanto apreciam o trabalho da artista, que extrai ideias interessantes de tudo que vê e utiliza a cerâmica. Como se fosse uma tela em branco para sua arte colorida”, revela Carlos Marianelli.

 

Coleções únicas 

Para criar suas coleções exclusivas, Calu Fontes confecciona cada peça com camadas de adesivos e pinturas à mão, criando azulejos incríveis, como as recentes coleções da Decortiles, que levam o nome da artista e estão disponíveis em todas as lojas da Compose. Destaque para coleção ‘Calu Sol’, um porcelanato que traz a luz solar em uma releitura cheia de efeitos, formas e cores dinâmicas. E ainda as coleções Sinais, Triângulos, Matisse, Rajastão e Volutas. Vale a pena conferir. 

 

Confira algumas coleções da artista disponíveis nas lojas da Compose

Coleção Matisse Mix Color 20x20cm / Foto Pedro Ocanhas / Projeto de Fgmf
Coleção Calu Rajastao Mix Cereja AC 19x19cm / Foto Taito Estúdio / Produção de Deborah Apsan
Coleção Calu Sinais Carbon Cereja 20x20cm / divulgação
Coleção Calu Volutas Mix Ouro MT 15,5×15,5cm / Foto Evelyn Mulle / Produção Deborah Apsan
Coleção Calu Sol Lazuli MA 20x20cm / Foto Taito Estúdio / Produção Deborah Apsan
Coleção Calu Triangulos Ouro MT 19x19cm / Foto Taito Estúdio / Produção Deborah Apsan

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *