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Como lidar com os impactos emocionais causados pelos ritos de passagem?

Especialmente da educação infantil para o ensino fundamental, a transição pode provocar inquietações e incertezas – que podem se prolongar para outras fases como a adolescência

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Foto: Divulgação / Upuerê Educação Infantil

Crescer promove a realização de diversas transformações ao longo de diversas fases – da infância para a adolescência, em seguida para a juventude e direto para a fase adulta para, enfim, chegar à velhice. Cada transição é um marco importante e fundamental para o crescimento de todo indivíduo, pois indica que novas descobertas, mudanças e acontecimentos estão para ocorrer. Não importa a fase, a vida é composta pelo início e pelo encerramento de ciclos, que trazem as oportunidades de conhecer novos lugares, criar novas amizades, construir mais um pedaço do caminho em direção a um futuro promissor. Os ciclos se iniciam logo cedo, ainda na primeira infância: o desmame, o desfralde, o início da educação infantil, a passagem para o ensino fundamental.

A ida para o ensino fundamental, que acontece entre os cinco e os seis anos de idade, pode provocar sentimentos comuns de receio em relação às mudanças que estão a caminho, especialmente quando há a troca de ambientes escolares e a criação de novas rotinas e amizades. Tais receios possibilitam a geração de inquietações que podem permanecer ao longo de outras fases do crescimento, como a adolescência. Desenvolvida em parceria pela Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, uma pesquisa realizada com mais de 2.500 crianças aponta que 80% das que apresentaram alguma inquietação relacionada às emoções e ao psicológico infantil não tinham o acompanhamento de profissionais adequados, o que pode propiciar o prolongamento desnecessário e incerto das aflições acerca desta transição. Na Upuerê Educação Infantil, referência no ensino infantil no Espírito Santo desde 1993, os receios, as inquietações e as emoções das crianças são cuidadas e acompanhadas atentamente com o apoio de profissionais focados no bem-estar infantil, que é essencial para contribuir com o desenvolvimento saudável e harmonioso de cada uma delas. 

Aparecida Epichin explica que as emoções e os pensamentos infantis, nesta fase de passagem entre os ciclos, podem entrar em conflito. “Com as mudanças que vão acontecer, as crianças começam a se sentir receosas porque deixam de ver os amigos que fizeram na educação infantil, não conhecem o novo ambiente escolar, se sentem inibidos em relação aos novos educadores e colegas, não reconhecem aquela transição como parte da rotina delas. Nesse momento de incertezas, é preciso ter atenção às emoções e às falas das crianças, para reconhecer em que momentos o receio em vivenciar a nova fase da vida escolar pode atrapalhar o desenvolvimento e o aprendizado infantil. Aqui, na Upuerê, o Grupo 5 celebra a ida para o ensino fundamental com um rito de passagem com um evento emocionante, que relembra alguns momentos da educação infantil e reforça que as mudanças que estão a caminho podem ser muito positivas para todos”, comenta a diretora pedagógica da Upuerê Educação Infantil.

Foto: Divulgação / Upuerê Educação Infantil

Como os pais podem colaborar com a transição escolar?

Aparecida afirma que, junto com as crianças, os pais também vivenciam todo o rito de passagem – e podem sofrer junto com elas, já que o início de um novo ciclo em um ambiente desconhecido pode assustar. Para que isso não aconteça, o acompanhamento dos pais durante o rito de passagem das crianças é essencial para que elas se sintam seguras e confiantes para vivenciar a nova fase.

“Os pais vivem junto com as crianças esse momento de transição, também se sentem receosos com o momento que virá; ficam em dúvida se os filhos vão se adaptar ao novo ambiente, como vai ser a nova experiência, como vão se sentir em relação às mudanças. Por isso, eles são fundamentais para essa transição, para oferecerem às crianças acolhimento, segurança e confiança. Quando há um ambiente acolhedor, aconchegante e confortável, não há dificuldade que atrapalhe o crescimento infantil. Uma palavra de estímulo para as crianças pode fazer a diferença no modo como elas veem a nova rotina”, esclarece a diretora pedagógica.

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Divulgação / Upuerê Educação Infantil
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Divulgação / Upuerê Educação Infantil
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Divulgação / Upuerê Educação Infantil
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Divulgação / Upuerê Educação Infantil

Por que celebrar um rito de passagem?

A profissional reforça que os ritos de passagem são importantes para celebrar as novas vivências na vida das crianças, mas, principalmente, porque são momentos que ficarão sempre registrados na memória e na história de cada uma. “Apesar de as transições trazerem incertezas, elas também são positivas. Passagem alguma pode desfazer o que a educação infantil ajudou a construir e estimulou em cada criança. As relações que elas criaram com seus colegas, educadores, brinquedos, objetos, com a escola e, principalmente, com a natureza, ficarão enraizadas em quem elas são. Aqui, na Upuerê, reforçamos sempre que os ritos de passagem que vivemos promovem algo muito especial: as memórias, e são elas que nos trazem mais segurança e confiança para construir nossa história”, finaliza Aparecida.

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Divulgação / Upuerê Educação Infantil
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Divulgação / Upuerê Educação Infantil

Os ritos de passagem na Upuerê 

Aqui, na Upuerê, o bem-estar e a felicidade de nossas crianças é nosso combustível para, diariamente, colaborar com o desenvolvimento saudável e harmonioso de cada uma, de maneira que elas se tornem indivíduos que saibam criar, construir memórias e se relacionar – e não apenas repetir ações e comportamentos.

Para contribuir com os ritos de passagem que as crianças celebram e com o desenvolvimento de suas potencialidades físicas e psíquicas das crianças, oferecemos um espaço seguro, acolhedor e confortável para elas, com o apoio de uma equipe especializada no bem-estar psicológico e nutricional infantil, além de priorizar o contato com a natureza em nosso plano pedagógico como fator fundamental para o aprendizado, para compartilhar conhecimento e para formar vínculos sociais, afetivos e éticos a partir da convivência entre as crianças. 

Nossa estrutura conta com uma área ampla e aberta de 3.000 m², além de sala de sono (com educadores que ficam à disposição das crianças), segurança, pátio arborizado com árvores frutíferas, educadores qualificados e especializados em cuidado infantil, piscina aquecida, quadra coberta, salas de aula amplas e climatizadas, salas digitais (a partir do Grupo 3 até o Grupo 5), ateliê para artes, banheiros adaptados às necessidades das crianças, cozinhas, refeitórios, solários, biblioteca e amplo auditório. 

Agende uma visita e conheça mais sobre a escola inovadora e criativa, que é referência no ensino infantil capixaba e que integra a natureza em sua metodologia de ensino: https://www.upuere.com.br.

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