Geral

Competição Brasileira de Robótica está com inscrições abertas

Devido à pandemia do coronavírus, esse ano o evento será totalmente virtual

Competição Brasileira de Robótica está com inscrições abertas Competição Brasileira de Robótica está com inscrições abertas Competição Brasileira de Robótica está com inscrições abertas Competição Brasileira de Robótica está com inscrições abertas
Foto: Divulgação

As inscrições para a maior competição universitária de robótica do Brasil já estão abertas: este ano, a Competição Brasileira de Robótica (CBR) será em um novo formato, com todas as categorias terão disputas online.

O novo formato foi pensado considerando a evolução da pandemia do novo coronavírus em todo o Brasil, prezando pela segurança de todos os participantes. “Nosso objetivo é manter o incentivo ao estudo da robótica, respeitando as regras recomendadas pela OMS mas sem perder a troca de ideias e informações, que é marca principal da CBR.” comentou o coordenador geral da competição, professor João Fabro.

Todas as 14 categorias da CBR terão competições online, com as regras adaptadas ao novo formato. Dessa forma, as equipes podem aprimorar e desenvolver novas técnicas de acordo com a modalidade.

Equipes estrangeiras

Com o novo formato, a CBR está aceitando inscrições de equipes de todo o mundo. Isso é uma novidade, ja que no evento presencial, somente algumas categorias aceitam as inscrições de equipes latinoamericanas. “É uma grande oportunidade para que nossos estudantes interajam e troquem informações e técnicas com alunos em todos os cantos do mundo.” conclui Fabro.

O que é a CBR

A Competição Brasileira de Robótica é um evento organizado pela RoboCup Brasil, uma organização sem fins lucrativos comandada por professores e pesquisadores das principais universidades de todo o Brasil. O evento é realizado em parceria com o Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE) e é voltado para estudantes do ensino superior, pesquisadores e pós graduandos. As categorias que reproduzem problemas do cotidiano, onde robôs autônomos (sem qualquer intervenção humana) devem realizar tarefas corretamente. Há diversas modalidades, como a de futebol de robôs, corrida, tarefas domésticas, tarefas portuárias, drones, entre outras – todas realizadas por robôs sem intervenção humana. No site do evento, é possível encontrar mais detalhes sobre cada categoria. Em 2019, mais de 1500 estudantes participaram da CBR.

Inscrição

Para se inscrever, as equipes devem desenvolver um TDP (Team Description Paper) e cadastrá-los no site até o dia 28 de setembro. Todas as informações estão no site: www.cbrobotica.org