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Concessionárias de rodovias em SP já têm 40 multas neste ano

Concessionárias de rodovias em SP já têm 40 multas neste ano Concessionárias de rodovias em SP já têm 40 multas neste ano Concessionárias de rodovias em SP já têm 40 multas neste ano Concessionárias de rodovias em SP já têm 40 multas neste ano

Sorocaba – Usuários de rodovias paulistas concedidas reclamam de atraso em obras de ampliação e recuperação das pistas e, quando a obra é feita, questionam a qualidade dos serviços. Só neste ano, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) já emitiu 384 notificações e aplicou 40 multas às concessionárias por falhas na entregas de projetos, cronograma de obras e conservação de vias.

Quase um terço das notificações refere-se a duplicações, construção de marginais, passarelas e faixas adicionais não começadas, iniciadas com atraso, ou ainda concluídas fora do prazo. As multas, no valor total de R$ 5,7 milhões, são referentes a notificações emitidas entre 2009 e 2014. Nove das 18 concessionárias foram multadas este ano. Segundo a Artesp, na maioria dos casos a falha que originou a multa já foi sanada.

As dez melhores rodovias do Brasil estão em São Paulo e todas são administradas por concessionárias, segundo ranking deste ano da Confederação Nacional do Transporte (CNT).

Isso não impede que os motoristas tenham queixas de estradas que estão nesse ranking, como a Castelo Branco. Obras de recuperação do pavimento realizadas entre São Paulo e Sorocaba deixaram a rodovia pior do que estava, segundo usuários.

Os serviços foram feitos entre o km 33 e o km 79, nas duas pistas. “Ficou ruim, parecendo uma colcha de retalhos. Falta uniformidade, faltou nivelamento, não gostei nada”, afirma o advogado Jorge Sil, de Sorocaba, que viaja para a capital quase todos os dias.

A CCR Viaoeste informou que a recuperação da Castelo não está concluída e deve terminar em março. A intervenção é feita em duas fases: na primeira, é realizado levantamento para identificar os trechos que estão fora dos padrões exigidos em contrato. Em seguida, é executada a correção das irregularidades pontuais por meio de fresagem e aplicação de nova camada de pavimento. A Artesp disse que os serviços são feitos segundo o projeto aprovado.