Geral

Confrontos com militantes curdos resultam em 11 soldados mortos na Turquia

Confrontos com militantes curdos resultam em 11 soldados mortos na Turquia Confrontos com militantes curdos resultam em 11 soldados mortos na Turquia Confrontos com militantes curdos resultam em 11 soldados mortos na Turquia Confrontos com militantes curdos resultam em 11 soldados mortos na Turquia

Istambul – Onze soldados foram mortos e 28 feridos em confrontos nas regiões leste e sudeste da Turquia com militantes curdos, segundo informa o veículo de comunicação estatal neste sábado.

As vítimas são de operações militares separadas na província de Hakkari, no sudeste do país, e na província oriental de Van, contra os membros da “organização terrorista separatista”, como é classificado pelo governo da Turquia o Partido dos Trabalhadores do Curdistão, ou PKK. A Turquia, a União Europeia e os Estados Unidos consideram o PKK uma organização terrorista.

A agência de notícias estatal Anadolu disse que três soldados foram mortos e 20 feridos, com três em estado crítico, nos confrontos em Hakkari na manhã de hoje. Um comunicado das Forças Armadas da Turquia relata que 33 militantes curdos foram mortos e 30 feridos nas operações em andamento.

Em outro comunicado divulgado neste sábado, o gabinete do governador de Van disse que oito soldados foram mortos e oito feridos em operações realizadas ontem nas proximidades do Monte Tendurek. O comunicado das Forças Armadas da Turquia disse que 13 militantes foram “neutralizados” em operações que a Anadolu descreveu como três ataques aéreos.

Um precário cessar-fogo de dois anos e meio entre a Turquia e o PKK entrou em colapso no último verão, com a retomada de três décadas de um longo conflito, que já matou cerca de 40.000 pessoas. Desde que os combates recomeçaram, mais de 600 agentes de segurança turcos e milhares de militantes do PKK foram mortos. Grupos de direitos humanos dizem que centenas de civis também foram mortos nos confrontos e dezenas de milhares foram deslocados de suas casas.

A Turquia enviou tanques através da fronteira para a Síria no mês passado para apoiar os rebeldes do Exército Livre da Síria, para capturar Jarablus, do grupo Estado Islâmico. A operação também visa parar o avanço dos militantes curdos sírios no norte do país.

O governo turco alega que as unidades de proteção ao povo curdo na Síria, chamada de YPG e que tem o apoio dos EUA, são uma extensão do PKK. Antes de viajar para reunião do G-20 na China nesta sexta-feira, o presidente Recep Tayyip Erdogan disse que “o mundo ocidental tem que tomar uma decisão. Ou você está a favor do terror e do terrorismo, ou você está contra”. Fonte: Associated Press