
A partir de segunda-feira (16), o morador de Vitória que ligar para o Fala Vitória 156 em busca de orientações e tirar dúvidas sobre o novo Coronavírus vai ouvir um profissional da área da saúde.
Segundo a prefeitura da capital, no sábado (14), foi realizado um treinamento com profissionais e formandos em enfermagem, que vão atuar junto ao Fala Vitória 156 para orientar os munícipes sobre o novo vírus.
O treinamento foi dado pela Coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Vitória, Tatiana Cometti, e pela subsecretária de Saúde de Vitória, Regina Diniz.
A ouvidora da Prefeitura de Vitória, Luciana Possati, informou que o treinamento será contínuo, uma vez que o vírus é novo e as informações sobre ele precisam estar sempre atualizadas.
“A importância da participação do 156, nesse processo de controle da expansão do Coronavírus é que a maior fonte de pânico é a desinformação. Muitas informações falsas circulando e as pessoas não sabem o que fazer e como fazer, por isso a gente montou uma equipe com 20 enfermeiros que vão estar na Central do 156 e passaram por um treinamento na tarde de hoje, sábado, para responder as principais perguntas e dúvidas. Eles vão passar por treinamentos frequentes, para que estejam sempre aptos a responder ao cidadão de forma atualizada”, disse Luciana.
Dados locais
Segundo a última divulgação da Secretaria de Estado de Saúde, o número de pessoas infectadas pelo COVID-19 no Espírito Santo subiu para quatro. Além disso, há 98 casos suspeitos da doença. Dos 156 casos notificados até o momento, 54 foram descartados.
No Brasil, já são 121 pacientes confirmados para a doença. Segundo os dados divulgados na noite de sábado (14), há 1.496 casos suspeitos e 1.413 foram descartados.