Foto: Divulgação/Setur

Com mais de 3 mil voluntários ajudando nos preparativos, a tradicional Solenidade de Corpus Christi, que acontece em Castelo, no norte do Espírito Santo, cobrirá cerca de 1,2 quilômetros das ruas da cidade por mais de 5 mil metros de tapetes. 

Com o tema, “O pão nosso de cada dia, o pão eucarístico”, os famosos tapetes vão trazer imagens relacionados à vida eclesial, social, religiosa e cultural. O evento completa 61 anos em 2024, e acontecerá nos dias 29 e 30 de maio.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Buscando retomar às origens, neste ano, os voluntários voltarão a usar cipreste (arbustos ornamentais), crista-de-galo (flores ornamentais e macias, com textura aveludada), palha de café preto e borra de pó de café que, juntos, exalam um agradável odor.

A confecção começará na noite de quarta-feira (29), e materiais como areia, pedras, folhas, flores, palha de café, dentre outros, serão utilizados na criação dos 17 quadros e 17 passadeiras.

A programação que começou na terça-feira, 14, com a Adoração Apostólica ao Santíssimo Sacramento, segue até o próximo dia 26.

“São doze dias de adoração porque são doze Comunidades, assim como são doze os discípulos. A adoração contemplará sete horas santas com as temáticas dos sete pedidos do pai nosso”, explicou a organização do evento.

No dia da Solenidade de Corpus Christi, haverá Missa às 07h, 09h, 10h30, 12h e 16h. A Celebração Eucarística das 16h será presidida pelo bispo diocesano, Dom Luiz Fernando Lisboa CP. A procissão com o Santíssimo Sacramento da Eucaristia ocorre logo após a cerimônia religiosa.

LEIA TAMBÉM: Gêmeos de Colatina: bebês são diagnosticados com bronquiolite

Carlos Raul Rodrigues, estagiário do Folha Vitória
Raul Rodrigues

Repórter

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), atuou como estagiário no Jornal Folha Vitória entre 2023 e 2025.

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), atuou como estagiário no Jornal Folha Vitória entre 2023 e 2025.