Geral

Covid-10: Consórcio de imprensa aponta 49.101 mortes e 1,039 milhões de casos

Os dados são de levantamento conjunto feito pelos veículos de comunicação Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL. Os números são consolidados a partir das secretarias estaduais de saúde

Foto: Divulgação

O Brasil registrou desde às 20 horas de sexta-feira (19), 12 novos óbitos e 551 casos de contaminação pela covid-19. No País já são 1.039.119 pessoas infectadas pela doença e 49.101 mortes. 

Os dados são de levantamento conjunto feito pelos veículos de comunicação Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL. Os números são consolidados a partir das secretarias estaduais de saúde.

Ministério

Em nota, o Ministério da Saúde informou que o aumento no número de casos registrados de quinta para sexta-feira se deu, em parte, devido a uma instabilidade na rotina de exportação dos dados relatados, principalmente, pelos estados da Bahia, do Rio de Janeiro e de São Paulo na última quinta-feira (18). A nota do ministério informa que, juntos, os três estados representaram um incremente de 27.436 casos novos em relação ao dia anterior.

O ministério explicou, em nota, que existem duas formas de exportação de dados do sistema e-SUS Notifica: diretamente do aplicativo ou por meio de uma aplicação (API). Este último utiliza tecnologia mais leve e é indicado para grandes volumes de dados, que é o caso de secretarias estaduais de Saúde e de grandes municípios. “Ocorre que algumas unidades da federação utilizaram o aplicativo para exportação de dados, o que não é recomendado”, diz o ministério.

Segundo a nota, o ministério orientou “estas localidades a usar somente a exportação via API, que já vinha sendo utilizada pelos estados em momentos anteriores. Em todo caso, o Departamento de Informática do SUS (Datasus) trabalha para oferecer esta mesma tecnologia (aplicativo) para os municípios que tenham um grande volume de dados.”

Com informações da Agência Brasil