Geral

Desenvolvimento socioemocional deve ser implantado nas escolas do ES até 2019

Uma parceria inédita foi firmada entre a Secretaria de Estado da Educação e o Instituto Ayrton Senna para promover essa incorporação

Desenvolvimento socioemocional deve ser implantado nas escolas do ES até 2019 Desenvolvimento socioemocional deve ser implantado nas escolas do ES até 2019 Desenvolvimento socioemocional deve ser implantado nas escolas do ES até 2019 Desenvolvimento socioemocional deve ser implantado nas escolas do ES até 2019
Desenvolvimento socioemocional deve ser implantado nas escolas do ES até 2019

O Espírito Santo se prepara para ser um dos primeiros estados brasileiros a incorporar o desenvolvimento socioemocional de forma estruturada na rotina da sala de aula. Para isso, a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) firmou uma parceria inédita com o Instituto Ayrton Senna para promover essa incorporação à política educacional na rede pública de ensino do Estado.

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, a proposta é preparar o cidadão para uma sociedade cada vez mais dominada pelas tecnologias. “No mundo de hoje, o indivíduo precisa desenvolver a capacidade de ter foco. São tantas informações, que é possível que ele se perca. Se não tem foco, não se constrói e não produz nada”, disse.

Um outro fator levantado pelo secretário é a capacidade que o indivíduo precisa ter para desenvolver trabalhos em equipe. “Se o cidadão não tem a capacidade de trabalhar em equipe, ele não vai muito longe na escola e na vida. São competências de relação com outras pessoas. O indivíduo precisa ser criativo e não ser um simples repetidor de coisas. Tem que ser crítico”, afirma.

A maior influência para a implantação desse novo sistema nas escolas é o avanço tecnológico. Para o secretário, é preciso acompanhar a evolução e estar preparado para o que ainda está por vir. “O modelo de educação que temos hoje é do século passado. Precisamos prepara nossos cidadãos para atender aos desafios do século 21”.

Rocha também afirma que a escola precisa estar preparada para atender as necessidades de cada jovem. “A ideia é que a escola se preocupe em proporcionar ao jovem um desenvolvimento de forma integral, não só cognitivo, mas social. Não adianta saber a matemática e não ter um autocontrole emocional”, declarou.

Para o secretário, a implantação do desenvolvimento socioemocional vai proporcionar ao jovem uma melhor preparação para lidar com as dificuldades da vida. “Hoje, se o aluno reprovar em uma matéria, isso já pode ser motivo para deixar a escola. Mas ele precisa entender que as dificuldades existem e que é preciso superá-las”, finalizou.

A construção desse currículo socioemocional está sendo trabalhada junto com o desenvolvimento da Base Nacional Comum Curricular, do Ministério da Educação (MEC), que pode entrar em vigor já em 2018. A partir da implantação de um modelo de aprendizado implantado pelo MEC, será possível trabalhar no desenvolvimento do currículo a ser trabalhado nas escolas do Espírito Santo.