Geral

Origem do Dia dos Pais: saiba como surgiu e seu significado

No Brasil, o Dia dos Pais se tornou oficial apenas no dia 14 de agosto de 1953, quando o publicitário Sylvio Bering decidiu comemorar no dia de São Joaquim, que é o patriarca das famílias.

Leitura: 3 Minutos
Foto: Divulgação

A origem do Dia dos Pais está ligada a uma emocionante história de reconhecimento e gratidão familiar que começou nos Estados Unidos no início do século XX. 

No Brasil, a data é comemorada sempre no segundo domingo de agosto e é marcada por homenagens, encontros em família e presentes dedicados à figura paterna, um momento cheio de simbolismo e afeto.

Qual a origem do Dia dos Pais? 

A celebração teve início em 1909, quando Sonora Louise Dodd, uma jovem norte-americana, decidiu homenagear seu pai, William Jackson Smart, um veterano da Guerra Civil que criou sozinho os filhos após a morte da esposa. 

Inspirada pelo Dia das Mães, ela sugeriu a criação de uma data especial para os pais, e a ideia rapidamente ganhou força nos Estados Unidos.

Com o passar dos anos, a comemoração se espalhou por diversos países, cada um adotando uma data diferente. 

Dia dos Pais no Brasil 

No Brasil, o Dia dos Pais começou a ser celebrado em 1953, por iniciativa do publicitário Sylvio Bhering, inicialmente em 16 de agosto, data de São Joaquim, pai da Virgem Maria. Depois, passou a ser fixado no segundo domingo de agosto por questões comerciais e de calendário.

Quando é o Dia dos Pais em 2025? 

Em 2025, os Dia dos Pais será no dia 9 de agosto. 

Qual o significado do Dia dos Pais? 

Muito mais que seu caráter voltado ao consumismo ou a ser apenas uma data de apelo popular presente no calendário, quem faz o significado dado ao Dia dos Pais é cada um. Portanto, a celebração desta data é única e particular em cada família.

O Dia dos Pais é a data ideal para uma reconciliação,  para uma oração ao progenitor que já se foi, ou demonstrar, através de um carinho, uma mensagem ou presente, o quanto ele é valioso.