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Diretor da CNT defende aumento das concessões de rodovias

Diretor da CNT defende aumento das concessões de rodovias Diretor da CNT defende aumento das concessões de rodovias Diretor da CNT defende aumento das concessões de rodovias Diretor da CNT defende aumento das concessões de rodovias

Brasília – O diretor da Confederação Nacional do Transportes (CNT), Vander Costa, fez uma defesa pelo aumento de concessões de rodovias. Na avaliação do executivo, na crise econômica atual, trata-se da única alternativa do País para tentar melhorar as condições das estradas federais.

“Concessão de rodovias é o que sobrou. A situação de caixa hoje do governo não permite avançar, se já estamos trabalhando com déficit nas contas. Então, o que sobra é a concessão e o capital privado existe. O que precisa oferecer é segurança jurídica para os projetos”, comentou Costa.

Questionado sobre a proliferação de pedágios pelas estradas do País, Costa disse que “o pedágio é pago somente por quem usa o serviço” e que, desde seu custo seja baixo, o usuário da rodovia não se nega a pagar. “Prefiro pagar R$ 5 em um pedágio do que arriscar minha vida. Se for cobrado de maneira correta, o usuário não vê problemas em pagar”, comentou.

O governo tem enfrentado dificuldades em fechar a equação econômica dos novos trechos de rodovias a serem concedidos, justamente por conta do preço elevado do pedágio que está previsto para algumas dessas estradas, as quais têm apresentado tarifas teto superior a R$ 14.

Nesta quarta-feira, 4, a CNT divulgou sua pesquisa anual sobre as condições das rodovias do País. Os dados mostram que o governo investiu R$ 9 bilhões em seus 55 mil quilômetros de rodovias federais, enquanto as concessionárias gastaram R$ 6,9 bilhões em 16,5 mil km.

Na média, o poder público injetou R$ 165 mil por cada quilômetro de rodovia que gerencia, enquanto a média da iniciativa privada foi de R$ 422 mil por km.