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Disputa no governo federal trava campanha de uso racional da água

Disputa no governo federal trava campanha de uso racional da água Disputa no governo federal trava campanha de uso racional da água Disputa no governo federal trava campanha de uso racional da água Disputa no governo federal trava campanha de uso racional da água

Brasília – A prometida campanha pelo uso racional da água, que seria lançada pelo governo federal, provocou uma disputa na Esplanada dos Ministérios. A demora no lançamento da campanha está relacionada a uma divergência de opinião entre a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o que fez o material ser reformulado.

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo apurou, o nó está na abordagem do tema: a Secom queria explicitar no material que o aquecimento global seria uma das principais causas da crise hídrica que castiga o Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. O MMA, no entanto, foi contra a ideia, por entender que poderia entrar em um vespeiro científico.

A tese dos impactos do aquecimento global não é consenso há anos e divide a comunidade científica internacional. Para o Meio Ambiente, a campanha tem de falar sobre o uso consciente da água, e não entrar em defesa de teorias científicas em plena rede nacional.

O acompanhamento de peças publicitárias era uma das atribuições do jornalista Thomas Traumann, que pediu demissão da chefia da Secom na quarta-feira, após o jornal O Estado de S. Paulo revelar o conteúdo de um documento reservado do Planalto, que vê “caos político” e critica a “comunicação errática” do governo federal.

Por enquanto, a presidente Dilma Rousseff não definiu o sucessor de Traumann. Não está definido também se será mantido o atual modelo da secretaria ou se suas funções serão atribuídas a um auxiliar palaciano para cuidar exclusivamente das funções da publicidade, enquanto a Secretaria de Imprensa cuidaria da relação com a mídia. Essas indefinições devem atrasar ainda mais a reformulação do material educativo.

Resposta

Procurada pela reportagem, a Secom informou que “não há ainda nenhum andamento de ação publicitária para a sociedade sobre o uso racional de água”. A secretaria disse que recebeu solicitação do Ministério do Planejamento para “ajudar na disseminação de conceitos de economia de luz e água para órgãos públicos federais” e essa iniciativa “ainda está na fase de planejamento”. O MMA disse que não há divergência entre os órgãos e o processo de definição da campanha segue seu curso normal.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.