Geral

Dório Silva ganha mais leitos após transferência de UTI neonatal para Hospital Infantil

Com a transferência, as mamães poderão ficar perto dos filhos durante o período de internação no Himaba. Já no Dório Silva, a transferência será marcada com aumento de leitos

Dório Silva ganha mais leitos após transferência de UTI neonatal para Hospital Infantil Dório Silva ganha mais leitos após transferência de UTI neonatal para Hospital Infantil Dório Silva ganha mais leitos após transferência de UTI neonatal para Hospital Infantil Dório Silva ganha mais leitos após transferência de UTI neonatal para Hospital Infantil
As mães poderão ficar com seus bebês durante a internação no Himaba Foto: Folha Vitória

O serviço de terapia intensiva neonatal do Hospital Estadual Dório Silva, na Serra, será transferido para o Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha (Himaba). Com a mudança feita pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o Himaba passará a contar com 51 leitos de terapia neonatal.

De acordo com a Sesa, do total de leitos, 30 serão de terapia intensiva e 21 de cuidados intermediários. A mudança acontecerá para melhorar o atendimento materno infantil e organizar o fluxo de atendimento neonatal.

A Secretaria de Saúde entende que o fato de esses leitos ficarem concentrados em um local onde há hospital com maternidade, que é o caso do Himaba, vai qualificar o atendimento às mulheres e às crianças, pois as mães poderão ficar com os seus bebês durante a internação.

Além do atendimento hospitalar, o Himaba oferece uma estrutura de apoio para os pais e o bebê, como cartório de registro civil, banco de leite e ambulatório de aleitamento materno para incentivo à amamentação e doação de leite, enfermaria canguru, teste da orelhinha para detecção precoce de possíveis problemas auditivos. 

Dório Silva com mais leitos

Com a saída da terapia intensiva neonatal do Hospital Dório Silva, serão abertos 177 leitos no local, que funcionarão como retaguarda para o atendimento de urgência e emergência. Outra melhoria no Dório Silva será a ampliação de serviços de referência, como hemodiálise, cirurgias ginecológicas, reumatologia, nefrologia e hemorragia digestiva.