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Duplicação parcial já reduz mortes na Serra do Cafezal

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Sorocaba – Mesmo sem estarem completas, as obras de duplicação já causaram redução nos acidentes com morte na Serra do Cafezal, o trecho mais crítico da rodovia Régis Bittencourt (BR-116), que liga São Paulo a Curitiba. Em 2014, foram registrados 7 acidentes com mortes, contra 10 do ano anterior, queda de 30%. O número de vítimas também foi 15% menor – 11 em 2014 contra 13 do ano anterior.

Os acidentes na serra, entre Juquitiba e Miracatu, o único trecho que ainda tem pista simples, tornaram a Régis conhecida como “rodovia da morte”. Dos 29 quilômetros, 17,5 km foram duplicados e estão abertos ao tráfego. Em 2014, foram liberados 6,5 km de pista nova na região de Miracatu. Este mês as obras se concentram na construção de três túneis e cinco viadutos num trecho íngreme de 4,5 km da serra. Outros oito quilômetros serão feitos até o final deste ano, incluindo o quarto túnel.

Em toda a rodovia, foi registrada queda de 26% no número de mortes em 2014, na comparação com 2013. Ocorreram 130 mortes no ano passado e tinham sido 175 no ano anterior. O número é o menor registrado desde que a rodovia foi concedida à iniciativa privada em 2008. O número total de acidentes caiu de 6.823 em 2011 para 5.581 em 2014. Atropelamentos, saídas de pista e colisões traseiras são, nessa ordem, as ocorrências mais comuns, segundo a concessionária da Régis.