Geral

'E fora do story, você está bem?': pergunta gera debates e memes nas redes sociais

O psicólogo Felipe Goggi Rodrigues, explica o que motiva esse tipo de comportamento e deixa um alerta para os usuários de redes sociais

Foto: Pexels/Pixabay

As redes sociais já fazem parte da vida da maioria das pessoas, sejam elas jovens, adultas ou idosas. Muitos têm a intenção de serem vistos de alguma forma e o grande alcance faz com que esses espaços funcionem como um ‘palco virtual’. 

Mas será que a vida virtual está de acordo com a vida real? Nos últimos dias, um questionamento repercutiu no mundo da internet:  ‘E fora do story, você está bem?’

Foto: Reprodução / Twitter

A pergunta tem a ver com o comportamento das pessoas fora das redes sociais, que muitas vezes não está de acordo com o que, de fato, elas vivem longe das câmeras. 

O estudante Matheus Muniz, de 23 anos, publicou em suas redes sociais a frase. Segundo ele, em seu ciclo social e familiar, há diversas pessoas que possuem esse tipo de  comportamento. 

“Incialmente postei para entrar na onda, mas deixei aberto para que a pessoa me procurasse para conversar. Depois, minha intenção foi trocar uma ideia com algumas pessoas, entre elas, um familiar que tem esse tipo de comportamento”, relatou. 

A enfermeira Karlla Guedes, de 26 anos, também viu a publicação e resolveu compartilhar em sua rede social. Ao fazer o questionamento, ela foi surpreendida por um amigo. 

“Fiz a postagem e claro que algumas pessoas fizeram graça, mas teve um amigo que me surpreendeu.  Ele veio me contar que tem praticado esse tipo de comportamento e desabafou comigo toda a situação” contou. 

Por que geralmente só publicamos o que é bom?

Viagens, conquistas, compras e boas notícias. Geralmente, esse é o tipo de conteúdo que vemos nas redes sociais, principalmente de influenciadores e criadores de conteúdo. 

O problema, no entanto, é que a ‘vida perfeita’ publicada por eles pode causar frustação em pessoas da vida real, que têm problemas pessoais, passam por alguma dificuldade e desconhecem esse ‘conto de fadas’. 

O psicólogo Felipe Goggi Rodrigues explica que esse tipo de comportamento se agrava a cada dia e os motivos são diversos; 

“A busca pela “vida perfeita” segue o ser humano em toda sua trajetória. Com o advento das tecnologias e, com isso, a facilidade das redes sociais nas mãos, temos percebido no consultório este comportamento se agravando, ou até mesmo em conversas entre amigos” contou. 

O vício, a permanência exagerada nas redes sociais e a procura por likes e comentários são alguns dos motivos que levam as pessoas a fazerem essas postagens. Para algumas, segundo Goggi, os momentos postados aparentam ser mais importantes do que vivê-los. 

“Postar tem aparentado, para algumas pessoas, ser mais importante do que viver. Ou seja, tem sido mais comum observar as pessoas em lugares em busca do ângulo perfeito, da foto sonhada para curtidas desejadas e, muitas vezes, deixando de vivenciar o evento, o lugar e o momento”, afirma. 

A longo prazo, esconder emoções e experiências pode trazer prejuízos. Segundo o especialista, esse ciclo enganoso pode criar expectativas que, posteriormente, se transformam em frustrações. 

“Quando não atinge a expectativa ou o objetivo, a frustração pode, ao longo do tempo, se tornar em angústia e até em depressão, pois as frustrações estão ligadas às expectativas”, explica. 

Assunto rendeu memes nas redes sociais

Por outro lado, no mundo dos memes o assunto não passou despercebido. O que não faltou foi criatividade para transformar o assunto sério em uma diversão sem fim. Até famosos entraram na brincadeira!