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"É humilhante", desabafa moradora sobre falta d'água em Vitória

O Procon da Capital abriu um processo administrativo e notificou a companhia após reclamações de moradores da Grande São Pedro sobre a falta d'água na região

“É humilhante”, desabafa moradora sobre falta d’água em Vitória “É humilhante”, desabafa moradora sobre falta d’água em Vitória “É humilhante”, desabafa moradora sobre falta d’água em Vitória “É humilhante”, desabafa moradora sobre falta d’água em Vitória
Foto: Reprodução

O problema da falta d’água continua em Vitória e atinge, principalmente, moradores de bairros da região da Grande São Pedro. O problema já dura quase uma semana. Em algumas casas, até começou a cair água nas torneiras nesta quinta-feira (03), mas ainda está longe de ser o ideal.

Na casa da Tiara Oliveira, a situação está complicada. Ela tem quatro filhos pequenos, sendo a mais nova, uma bebê de um ano. A dona de casa contou que passou a madrugada inteira lavando roupa com a pouca água que conseguiu na casa de vizinhos.

A esperança dela era de que na quinta-feira (3), tudo voltasse ao normal. No entanto, apenas pouca água saia da torneira.

“Não tem como ficar sem água. Quem tem criança sabe, quem é pai de família sabe que tem que ter. Não existe. Isso não é certo. Tem que ser feito alguma coisa. Eles ganham muito dinheiro e fica assim? É muita humilhação”, desabafa.

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Em outra casa do bairro, mora um casal de idosos. A rotina de Ciro de Souza, de 73 anos, e da dona Ionice, de 64, fica muito difícil. Doentes, eles precisam de cuidados, mas sem água, não conseguem fazer o básico.

“Tem dias que nem o rosto a gente consegue lavar. O talão continua vindo e estão todos pagos. Eu sou correto com eles, queria que eles fossem corretos comigo”, desabafou.

A crise da falta de água em bairros da Grande Vitória chegou a mobilizar o Procon. Na quarta-feira (02), o órgão notificou a Cesan, exigindo que não fizesse cobranças aos consumidores referente aos dias em que houve falha no abastecimento e que a empresa providenciasse uma solução imediata.

A companhia pode ser multada em mais de R$ 12 milhões e, em último caso, até perder a concessão pública. De acordo com a gerente do Procon de Vitória, Denize Izaita, na próxima segunda-feira (07) será realizada uma reunião com representantes da Cesan.

“A audiência de segunda-feira é parte de um rito processual que caminha para a aplicação de penalidades. Vamos respeitar cada momento do processo e, é claro, ouvir amplamente a companhia”, disse.

Nesta quarta-feira (02), o órgão já havia notificado a Cesan após reclamações de moradores da região. No dia anterior, a população fez um protesto por conta das falhas no abastecimento de água.

A gerente do Procon destacou que a reunião da próxima segunda-feira será importante para ouvir o posicionamento da Cesan e os argumentos para a dificuldade de lidar com o problema dos moradores.

“Esse é o momento de abrir para argumentações, para defesa e também para o cumprimento das determinações que fizemos. Solicitamos que o serviço fosse imediatamente restabelecido e, não havendo essa possibilidade, o serviço deveria ser oferecido por meios alternativos e gratuito”, explicou.

A Cesan disse que disponibilizou carros-pipas para atender os moradores que ainda enfrentam problemas no abastecimento de água.

“Nos termos do Código de Defesa do Consumidor, essa multa parte de R$ 818 e pode chegar a mais de R$ 12 milhões. O Procon é um órgão conciliador e funciona em caráter educativo, mas também temos o caráter sancionatório e não podemos fugir dessa característica. Tendo em vista a reiterada má prestação do serviço público, vamos dar sequência ao processo administrativo”, explicou.

Segundo a gerente do órgão, em último caso, a Cesan pode ter o contrato com o município reincidido. Denize explicou, no entanto, que essa decisão parte da gestão municipal.

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, destacou que o contrato entre a prefeitura e a Cesan tem entre as determinações a qualidade na prestação de serviço à população.

“O contrato firmado e estabelecido entre a Prefeitura de Vitória e a concessionária traz exigência na qualidade da prestação de serviço. Um quadro totalmente diferente do que vivemos hoje, com a absoluta descontinuidade na prestação de serviço. Diante disso, determinamos a notificação da Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP) e também da Cesan para a aplicação das sansão por conta do ocorrido, como a multa administrativa e até mesmo a rescisão desse contrato”, disse.

Consumidor não pode ser cobrado caso haja irregularidades no abastecimento de água, diz Procon

Uma recomendação importante é para que os moradores fiquem de olho nas contas quando chegarem. Segundo a gerente do Procon, em caso de falhas no abastecimentos, as taxas não podem ser cobradas.

“A água é um serviço essencial. Como é essencial e é prestado por órgão públicos, através das concessionárias, ele tem que ser adequado, seguro, eficiente e continuo. Se você recebe um pinga-pinga na sua casa, não recebeu com regularidade, você não pode ser cobrado. É interessante que o consumidor anote os dias que houve desabastecimento ou abastecimento irregular. Em todos esses dias, deverá haver desconto nas contas. Caso não haja, as pessoas podem procurar o Procon”, explicou.

O diretor operacional da Cesan, Thiago Furtado, explicou que os carros-pipa disponibilizados são gratuito e também não haverá cobranças de água por conta da interrupção do serviço.

“Não tem cobrança pelo caminhão-pipa. Em relação à cobrança pela água, no caso do desabastecimento, fazendo a medição da água é o relógio na frente da casa. Se não tem água chegando em casa, não está gerando conta para o cliente”, disse.

Outras cidades do ES também enfrentaram problemas no abastecimento de água nesta semana

No início da semana, moradores de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Viana relataram problemas no abastecimento de água. Muitas pessoas enviaram relatos ao jornalismo da Rede Vitória para falar sobre o problema.

Em alguns bairros, a água voltou entre a noite de segunda-feira (28) e madrugada de terça-feira (01). No entanto, em bairros mais altos, como na região da Grande São Pedro, a população ainda convive com a falta d’água nas torneiras.

O que diz a Cesan?

A Cesan informou, em nota, que a falta d’água na Grande São Pedro vem ocorrendo porque o sistema que atende a região está sofrendo baixas pressões. Segundo a companhia, técnicos vêm atuando para encontrar a causa e restabelecer a normalidade no fornecimento de água.

O diretor de engenharia e meio ambiente da Cesan, Pablo Andreão, destacou que a companhia está seguindo as recomendações feitas pelo Procon. Veja:

Ainda conforme a Cesan, o problema foi agravado na última segunda-feira (28) pela falha no fornecimento de energia pela EDP, concessionária de energia elétrica, que provocou a interrupção do abastecimento para diversos bairros de Cariacica, Viana, Vila Velha e Vitória.

“Tivemos um problema no fornecimento de energia elétrica, na sequência, um problema em um dos nossos equipamentos elétricos. Isso foi normalizado na segunda-feira, no período noturno a operação voltou em plena carga. Mas as redes secaram, quando seca e volta a distribuir, para chegar nas regiões mais longe e mais altas a gente precisa que a rede se encha e crie pressão. Isso ainda não foi possível. A gente pede para que as pessoas economizem água, principalmente aquelas das regiões mais baixas, porque isso ajuda a chegar água mais rápida nas regiões mais altas e distantes”, explicou o diretor operacional da Cesan.

Thiago lembrou que havia uma previsão para que a situação fosse totalmente normalizada nesta quarta-feira (02), mas admitiu que ainda não foi possível. Ele lembrou que a Cesan disponibilizou carros-pipa para atender a população que ainda não recebeu água.

A nova previsão é que o abastecimento seja normalizado até a manhã desta sexta-feira (03).

O que diz a EDP?

A EDP, no entanto, informou que enviou uma equipe para inspecionar a rede e constatou uma falha interna em um dos equipamentos que pertence a Cesan. Segundo a EDP, o reparo foi realizado pela própria Cesan.