Geral

Empresário organiza campanha ajudar imigrante hostilizado em Copacabana

Empresário organiza campanha ajudar imigrante hostilizado em Copacabana Empresário organiza campanha ajudar imigrante hostilizado em Copacabana Empresário organiza campanha ajudar imigrante hostilizado em Copacabana Empresário organiza campanha ajudar imigrante hostilizado em Copacabana

Rio – Uma campanha solidária para ajudar um imigrante árabe a ter seu próprio Food Truck está mobilizando cariocas nas redes sociais desde a última quarta, 9.

O refugiado Mohamed Ali, que trabalha vendendo esfihas em Copacabana, na zona sul do Rio, foi alvo de intolerância na última semana, quando seus pertences foram jogados no chão. Alguns homens o mandaram “sair do Brasil”, “voltar para o seu país” e até o xingaram de “homem-bomba”.

O caso foi transmitido na televisão e rapidamente se espalhou pelas redes sociais. A cena de ódio despertou a solidariedade de muitos, como o empresário Guilherme Benedictis, que resolveu botar a mão na massa para ajudar Mohamed, imigrante filho de mãe síria e pai egípcio que mora no Brasil há três anos.

Ele conheceu Mohamed pelas redes sociais após ver o vídeo da agressão. “Comentei que gostaria de ajudar, pois trabalho com eventos gastronômicos”, disse. Fizeram uma campanha para que os dois se encontrassem, o que ocorreu no início dessa semana.

Após a conversa, Benedictis e seu amigo Éverson Martins decidiram criar um evento no Facebook chamado “Comer esfiha na barraca do Mohamed”. Mais de 10 mil confirmaram presença e 30 mil disseram se interessar pela publicação. “O evento é uma forma de todos poderem dar um abraço no Mohamed e provar suas delícias”, diz. “Ele é uma ótima pessoa e merece receber esse carinho”.

Depois, Guilherme decidiu organizar uma “vaquinha” online com o objetivo de arrecadar R$ 20 mil para que Mohamed compre seu próprio Food Truck. A vaquinha surgiu após a conversa entre os dois, quando ele ouviu a história do imigrante, que é casado com uma brasileira e tem um filho. “Quando ele disse que o sonho dele é ter um Food Truck, seus olhos encheram de lágrima”, conta Benedictis. “Após isso, não pensei duas vezes: procurei um site confiável e criei a campanha de surpresa para ele”.

A campanha começou em 9 de agosto e encerra em 10 de setembro. Até as 21 horas desta quinta, a vaquinha já tinha conseguido R$ 1.070 para Mohamed.