Geral

Equipes de resgate localizam time de futebol desaparecido em caverna após 10 dias de buscas

Grupo estava preso desde o dia 23 de junho, depois de ser surpreendido por enxurrada que inundou caverna

Equipes de resgate localizam time de futebol desaparecido em caverna após 10 dias de buscas Equipes de resgate localizam time de futebol desaparecido em caverna após 10 dias de buscas Equipes de resgate localizam time de futebol desaparecido em caverna após 10 dias de buscas Equipes de resgate localizam time de futebol desaparecido em caverna após 10 dias de buscas
Equipes de resgate localizam time de futebol desaparecido em caverna após 10 dias de buscas
O grupo foi encontrado em uma região do complexo de cavernas conhecida como Pattaya Beach

Todos os 12 meninos e o técnico de futebol presos em uma caverna na Tailândia foram encontrados vivos pelas equipes de resgate por volta das 22h30 (horário loca) desta segunda-feira (2). O grupo estava desaparecido desde o sábado (23).

O time de futebol Moo Pa (Javali, em tradução livre do tailandês), formado por garotos de 11 a 16 anos, fazia um passeio pelo complexo de cavernas Tham Luang, na província de Chang Rai, no norte da Tailândia. Acompanhados do técnico, eles foram supreendidos por uma forte chuva, que inundou o complexo de túneis e impediu sua saída. Saiba quem são os meninos presos na caverna.

Segundo o governador, membros da equipe de operações especiais informaram que o grupo foi encontrado em uma região do complexo de cavernas conhecida como Pattaya Beach.

As buscas já apontavam para Pattaya Beach como a provável localização dos meninos e do técnico, já que se trata de um ponto mais alto dentro dos vários túneis que formam o complexo de Tham Luang. Desta forma, o grupo estaria a salvo da enchente.

                         A retirada do grupo de dentro da caverna pode levar cerca de 4 horas

Equipes de resgate do Reino Unido, Estados Unidos e Austrália participaram dos esforços de resgate. Ao todo, mais de mil socorristas participaram das operações.

O escritório do primeiro-ministro da Tailândia, Prayuth Chan-ocha, divulgou uma nota agradecendo a ajuda internacional. Prayuth Chan-ocha “deseja agradecer os tremendos esforços de todas as unidades internacionais que ajudaram as autoridades tailandesas a resgatar a equipe de futebol juvenil que estava presa nas cavernas de Chiang Rai”.

Uma equipe médica foi enviada ao local para checar as condições de saúde dos 12 meninos e do técnico. Ainda de acordo com o governador de Chan Rai, a retirada do grupo de dentro da caverna pode levar cerca de 4 horas.

Relembre o caso

Os garotos e o técnico de 25 anos estavam desparecidos desde o dia 23 de junho. A equipe costumava fazer passeios no local. Eles já tinham ido até a caverna em outras ocasiões.

Eles deixaram as bicicletas presas no gradil e entraram nas cavernas com suas mochilas, mas foram impossibilitados de sair por conta da chuva.

Uma onda de comoção tomou todo o país que faziam preces, orações, pedidos nas redes sociais. Os adolescentes e o técnico receberam homenagens de times de futebol profissionais do país.

A caverna foi inundada e eles não poderiam sair pela entrada principal. Eles continuaram caminhando para outras câmaras, que provavelmente estavam secas. Posteriormente foram encontrados em Pattaya Beach, há cerca de 2 quilômetros do centro de buscas, na entrada principal das cavernas. A chuva continua caindo e atrapalha o resgate.