Geral

Estado oferece novo tipo de teste de HIV na rede pública

Até recentemente, o exame era realizado apenas dentro do projeto piloto “Viva Melhor Sabendo”, desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com organizações

Estado oferece novo tipo de teste de HIV na rede pública Estado oferece novo tipo de teste de HIV na rede pública Estado oferece novo tipo de teste de HIV na rede pública Estado oferece novo tipo de teste de HIV na rede pública
O teste já está disponível pelo SUS Foto: Divulgação/Prefeitura

O teste de HIV por fluido oral já está disponível no Espírito Santo pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Até recentemente, o exame era realizado apenas dentro do projeto piloto “Viva Melhor Sabendo”, desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com organizações da sociedade civil, e com foco em populações-chave, como transexuais, pessoas que usam drogas e homens que fazem sexo com homens.

No início deste mês, o Ministério anunciou a ampliação do uso do teste de fluido oral para a rede pública de saúde e informou que a previsão é de que, ao longo de 2015, o exame esteja disponível para todas as pessoas que quiserem realizá-lo. No Espírito Santo, este teste pode ser feito nos Serviços de Atendimento Especializados (SAEs), nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) e nas unidades básicas de saúde em todo o Estado.
 
A referência técnica do Programa Estadual de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e Aids, Bettina Lima, explica que o teste de fluido oral é um exame de triagem. Isso significa que os diagnósticos negativos são liberados e os positivos são encaminhados para um serviço de referência, para que todos os exames sejam realizados, inclusive a testagem por amostra de sangue.
 
“Para fechar um diagnóstico positivo são necessários dois testes com metodologias diferentes. Logo, um teste de fluido oral reativo necessita de exame de sangue para o diagnóstico definitivo”, detalha a médica. Ela enfatiza que o teste oral é uma opção segura para a realização de triagem e é inclusive feito com sucesso em outros países, entre eles os Estados Unidos.
 
É importante destacar que o fluido oral é diferente da saliva. Enquanto o fluido se acumula entre a bochecha e a gengiva e é composto por células que descamam, a saliva é uma substância mais superficial, sem esses componentes. “Se a pessoa for portadora do HIV, o fluido oral terá anticorpos em sua composição”, esclarece a médica, ressaltando que o vírus da Aids não é transmitido pelo beijo.
 
Avanço
 
O teste de fluido oral é realizado de forma é sigilosa e rápida. O resultado sai em cerca de 30 minutos. Ele é feito dentro de um contexto de aconselhamento. Se der positivo, a pessoa é encaminhada para um serviço de referência para que seja feito um segundo teste mais completo para se ter certeza do diagnóstico e, se for o caso, começar o tratamento.
 
Na avaliação da referência técnica do Programa Estadual de DST/Aids, o teste de fluido oral representa mais um importante avanço tecnológico para o enfrentamento da Aids, uma vez que esse exame aumenta a possibilidade do diagnóstico precoce da doença e a possibilidade de o paciente iniciar logo o tratamento com o antirretroviral. 
 
“Desta forma, evita-se a progressão da doença e a mortalidade, além de diminuir a transmissão para outras pessoas, já que uma carga viral reduzida ou não detectada torna menor a possibilidade de transmissão do vírus HIV”, conclui.