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Estruturas das cabines de pedágio da Terceira Ponte não serão demolidas

A decisão leva em conta o direcionamento do trânsito dos veículos, e também a proteção do pilar da cobertura de onde ficavam as cabines, diz secretário

Estruturas das cabines de pedágio da Terceira Ponte não serão demolidas Estruturas das cabines de pedágio da Terceira Ponte não serão demolidas Estruturas das cabines de pedágio da Terceira Ponte não serão demolidas Estruturas das cabines de pedágio da Terceira Ponte não serão demolidas
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

As estruturas das cabines da antiga praça do pedágio, em Vitória, não serão demolidas, é o que afirma o governo do Estado. A cobrança de pedágio teve fim em dezembro de 2023, e as cabines foram desmontadas em junho deste ano, mas não haverá demolição das estruturas de concreto ligadas ao asfalto.

Ao Folha Vitória, o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, afirmou que a decisão leva em conta o direcionamento do trânsito dos veículos, e também a proteção do pilar da cobertura de onde ficavam as cabines.

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“As estruturas não vão ser retiradas. Aquilo é uma proteção do pilar das estruturas que seguram a cobertura de onde ficava o antigo pedágio. Ali acaba sendo uma organização para proteger os pilares, e também para organizar melhor o trânsito”, disse.

As estruturas de concreto são compostas por elevações pintadas na cor amarela com divisórias, e são colocados cones para separar as vias de trânsito.

O fim da cobrança de pedágio no complexo viário formado pela Terceira Ponte e pelos 67 quilômetros de via que formam a Rodovia do Sol foi anunciado pelo governo do Estado no dia 11 de dezembro de 2023.

Veja as estruturas de concreto da antiga praça do pedágio:

Antiga praça do pedágio - Terceira Ponte
Thiago Soares/Folha Vitória
Antiga praça do pedágio - Terceira Ponte
Thiago Soares/Folha Vitória
Antiga praça do pedágio - Terceira Ponte
Thiago Soares/Folha Vitória
Antiga praça do pedágio - Terceira Ponte
Thiago Soares/Folha Vitória
Antiga praça do pedágio - Terceira Ponte
Thiago Soares/Folha Vitória
Antiga praça do pedágio - Terceira Ponte
Thiago Soares/Folha Vitória

O governo passou a ser o responsável pela administração das vias após o fim do contrato de concessão com a concessionária Rodosol, desde 21 de dezembro do ano passado. A partir do dia 22, não houve mais cobrança de pedágio.

Faixa exclusiva para ônibus vai ligar Terceira Ponte a terminal em Cariacica

O secretário Fábio Damasceno também apresentou, no início de dezembro, o projeto Expresso GV, que estuda interligar a faixa exclusiva de ônibus da Terceira Ponte com novas faixas destinadas aos coletivos que devem ser implementadas entre Vila Velha e Cariacica.

A ideia é que as faixas exclusivas para ônibus do Sistema Transcol interligue os terminais de Vila Velha, do Ibes e de Jardim América, em Cariacica. Além disso, o projeto também prevê, a partir de 2025, uma reestruturação da Avenida Carlos Lindenberg, com construção de ciclovia, além de novas alças de acesso e descida na Segunda Ponte.

“Haverá uma canaleta central para a passagem dos ônibus, fora do trânsito comum. Vamos reformar as calçadas, a iluminação, e as estações de ônibus. O Governo do Estado fará a construção de quase oito quilômetros de novas vias. Teremos um aporte financeiro de R$ 260 milhões, através de um financiamento feito pelo BNDES”, afirmou.

Além disso, o secretário também anunciou a expansão da Ciclovia da vida até Setiba, em Guarapari, três novas estações para o aquaviário, e um estudo para integrar as bicicletas elétricas, recém inauguradas em Vila Velha, ao sistema de ônibus, além da unificação da tarifa paga pelos serviços.