Geral

EUA dizem ter permissão para apreender petroleiro iraniano libertado em Gibraltar

EUA dizem ter permissão para apreender petroleiro iraniano libertado em Gibraltar EUA dizem ter permissão para apreender petroleiro iraniano libertado em Gibraltar EUA dizem ter permissão para apreender petroleiro iraniano libertado em Gibraltar EUA dizem ter permissão para apreender petroleiro iraniano libertado em Gibraltar

A Procuradoria-Geral dos Estados Unidos disse ter um mandado para apreender o petroleiro iraniano Grace 1, que foi libertado ontem em Gibraltar, além da carga de 2,1 milhões de toneladas de petróleo iraniano a bordo e mais US$ 995 mil.

Os americanos alegam que a Guarda Revolucionária do Irã engendrou um esquema ilegal para acessar o sistema financeiro dos EUA e enviar petróleo à Síria. Documentos legais indicam que o Grace 1 realizava viagens falsas e contava com uma rede de companhias de fachada para lavar milhões de dólares.

O navio foi apreendido em julho por forças britânicas e espanholas em Gibraltar sob suspeita de contrabandear petróleo iraniano a uma refinaria na Síria, violando sanções dos EUA e da União Europeia. A embarcação foi liberada na quinta-feira, após autoridades de Gibraltar informarem que o Irã se comprometeu a não transportar petróleo para a Síria. Fonte: Associated Press.