No dia 25 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Rádio. Para celebrar a data desse meio de comunicação tão importante e tradicional, e que está em constante inovação, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) promoverá o encontro “Rádio: mercado em sintonia”.
O evento acontece na cidade de São Paulo e reunirá anunciantes, agências de publicidade e representantes de emissoras de rádio de todo o país. A relevância do rádio como atividade econômica estará no foco do encontro, que apresentará indicadores, perspectivas e tendências do mercado para o rádio, além da força do meio na divulgação de peças publicitárias.
Na programação do evento, já estão confirmados os nomes de Mário D’Andrea, presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP); do cantor Wilson Simoninha; de Nelcina Tropardi, presidente da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA); Marco Frade, diretor de Mídia da LG no Brasil; e de Melissa Vogel, CEO da Kantar IBOPE.
O encontro acontece no Teatro do Renaissance São Paulo Hotel, das 14h às 18h, e tem o apoio da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) e da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP). Os interessados já podem garantir a vaga gratuita pelo site do evento, que é limitado aos primeiros 350 inscritos.
Dia do Rádio
O Dia Nacional do Rádio é comemorado oficialmente em 25 de setembro, em homenagem ao aniversário de nascimento de Edgar Roquette-Pinto, considerado o pai da radiodifusão no Brasil. A primeira transmissão realizada em terras brasileiras aconteceu no dia 7 de setembro de 1922, durante a inauguração da Exposição do Centenário da Independência.
Na época, segundo Roquette-Pinto, a experiência da novidade não chamou atenção de muita gente. “Creio que a causa principal foram os alto-falantes instalados na exposição. Ouvindo discursos e músicas, reproduzidos no meio de um barulho infernal, era uma curiosidade, sem maiores consequências”, afirmou.
Em 1923, o próprio Roquette-Pinto criou a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, primeira estação de rádio brasileira. A emissora foi doada ao governo em 1936 e transformada na Rádio MEC, atualmente comandada pela Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).