Geral

FBI afasta agente de investigação sobre Rússia por mensagens contra Trump

FBI afasta agente de investigação sobre Rússia por mensagens contra Trump FBI afasta agente de investigação sobre Rússia por mensagens contra Trump FBI afasta agente de investigação sobre Rússia por mensagens contra Trump FBI afasta agente de investigação sobre Rússia por mensagens contra Trump

Washington – Um agente de Inteligência do FBI foi afastado da equipe de investigações sobre a ingerência russa nas eleições americanas de 2016, lideradas pelo promotor especial Robert Mueller, segundos fontes relataram aos jornal New York Times neste sábado.

O afastamento do agente, que também trabalhou na investigação sobre o uso indevido de um servidor de e-mail privado da então Secretaria de Estado, Hillary Clinton, ocorreu em meados de julho, mas o caso foi revelado hoje.

Peter Carr, porta-voz de Mueller, afirmou que o promotor especial afastou o agente, Peter Strzok da equipe “imediatamente após ficar ciente das alegações”. A natureza das mensagens que o agente teria enviado, ou com quem ele trocado estas mensagens, que se mostrariam contra Trump, não foram imediatamente clarificadas.

A decisão vai em linha com a posição do Departamento de Justiça dos EUA de impedir alegações de posição política nas investigações ou favoritismo por Trump ou Hillary.

O presidente americano, Donald Trump, e muitos de seus eleitores tentaram colocar dúvidas sobre as investigações, afirmando que Mueller tem um relacionamento próximo com o ex-diretor do FBI, James Comey, demitido por Trump.

Até o momento, quatro pessoas foram acusadas como resultado das investigações da equipe de Mueller. O mais recente foi Michael Flynn, na sexta-feira, ex-conselheiro de Segurança Nacional de Trump, após ele ter admitido que mentiu ao testemunhar ao FBI sobre sua aproximação com autoridades russas no período de transição do governo americano. Fonte: Associated Press.