Geral

Feira Agroecológica em Colatina será realizada um dia por semana

O objetivo é comercializar produtos orgânicos como verduras, legumes e frutas e ainda outros tipos de alimentos sem agrotóxicos

Feira Agroecológica em Colatina será realizada um dia por semana Feira Agroecológica em Colatina será realizada um dia por semana Feira Agroecológica em Colatina será realizada um dia por semana Feira Agroecológica em Colatina será realizada um dia por semana
Foto: Divulgação/ Internet

Nesta quarta-feira(13), será realizada a Feira Agroecológica de Colatina, na área verde da Avenida Senador Moacyr Dalla. O objetivo é comercializar produtos orgânicos como verduras, legumes e frutas e ainda outros tipos de alimentos sem agrotóxicos.

A feira vai funcionar todas as quartas-feiras, a partir das 17 horas,com a participação de 10 produtores rurais, dos quais seis colatinenses, e quatro de Santa Maria de Jetibá e outras regiões.

Serão oferecidas ao consumidor, as folhosas (alface, couve, almeirão, taioba, rúcula),raízes (cenoura, beterraba, aipim), legumes (abóbora, tomate, quiabo, berinjela, vagem), temperos verdes (cebolinha, salsa, coentro, manjericão) e frutas (banana, acerola, manga, mamão). E ainda pó de café, fubá e ovos caipira.

Os produtores relatam que há um ano o grupo vende cestas prontas com os produtos, que custam R$ 75,00 (5 itens) e R$ 140,00 (10 itens). E são entregues semanalmente a um grupo de 30 clientes. Eles já atuam com o selo de certificação há dois anos, mas já trabalham no modelo há mais de cinco anos.A maior dificuldade está na falta de água para irrigar. Devido a falta de chuva que tem sido uma constante na área rural. Alguns produtores contam apenas com a água de córregos e nascentes, que atualmente estão secos.

Mesmo com a dificuldade a intenção é crescer, pois a capacidade de produção é grande. Eles já comercializam na Feira de Economia Solidária, nas quintas-feiras, e agora, terão a Feira Agroecológica.

A partir da próxima semana, a ideia é aumentar mais ainda. Para isso vão aprimorar a questão da mão de obra que ainda é basicamente familiar.

O secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Lauristone da Silva, disse que a ideia é começar o projeto com um pequeno grupo neste ano. Mas o que se pretende é que cada vez mais produtores se engajem oferecendo à população colatinense mais opções para a aquisição de produtos de qualidade.

O projeto foi criado neste ano, por meio de uma reunião realizada entre a Prefeitura e o Governo do Estado e também do Incaper (Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural) de Colatina e de Santa Maria de Jetibá. Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Cooperativa de Agricultura Familiar.