Foto: Divulgação Sesi

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e o Serviço Social da Indústria (Sesi) anunciaram a construção de uma nova escola, com investimento de R$ 34,2 milhões, em Aracruz, no Norte do Espírito Santo. A unidade terá capacidade de receber 1,1 mil alunos, e as obras devem começam em junho.

A Escola Sesi de Referência tem previsão de iniciar suas atividades no final de 2025. Também haverá turmas de Educação para Jovens e Adultos (EJA). 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O projeto de Aracruz contempla uma área construída de 4.600 metros quadrados, com 20 ambientes de aprendizagem. A área está localizada ao lado do Senai de Aracruz. 

“As aulas na nossa nova unidade vão começar em fevereiro de 2026. Haverá 620 vagas para fundamental I e II, 250 vagas para ensino médio e 250 vagas para a nova EJA”, comentou o superintendente do Sesi ES e diretor regional do Senai ES, Geferson Luiz dos Santos.

O Sesi Aracruz será a segunda unidade no modelo de Escola Sesi de Referência no Estado e na Região Sudeste. O Sesi ES é a maior rede de ensino privado do Espírito Santo com 12 unidades e 10 mil alunos matriculados.

LEIA TAMBÉM: De volta à escola, jovens e idosos querem realizar sonhos por meio da educação

O lançamento da pedra fundamental, evento que dá início das obras da unidade, aconteceu na última quarta-feira (15), no auditório do Senai de Aracruz, e contou com a participação de alunos da unidade, além de executivos da Findes e do Sesi ES.

Durante o evento, a presidente da Findes, Cris Samorini, reafirmou o papel das entidades com a sociedade e com o Espírito Santo.

“A indústria e a educação andam lado a lado. Por isso, temos um compromisso gigantesco: o de sermos ferramentas de transformação social por meio da Educação. E a Findes acredita que a Escola Sesi de Referência é uma estratégia no presente para alcançar uma educação do futuro. Esta será uma obra histórica que vai contribuir muito para o futuro do município de Aracruz!”, enfatizou.

LEIA TAMBÉM: Taxa de alfabetização chega a 93% da população brasileira, revela IBGE

O atual 1º vice-presidente e presidente eleito da Findes, Paulo Baraona, também participou do evento e destacou que a nova gestão continuará com o olhar para a educação nos próximos anos. 

“Até 2025 vamos investir mais de R$ 590 milhões na ampliação e na modernização das nossas unidades. Além da de Aracruz, serão mais quatro escolas de referência: Linhares, Cachoeiro, Araçás (Vila Velha) e Maruípe (Vitória)”, disse.

Carlos Raul Rodrigues, estagiário do Folha Vitória
Raul Rodrigues

Repórter

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), atuou como estagiário no Jornal Folha Vitória entre 2023 e 2025.

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), atuou como estagiário no Jornal Folha Vitória entre 2023 e 2025.