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Fundação amplia atendimento para indenizar moradores de Colatina por falta de água

O programa busca ressarcir os impactados de maneira ágil, em comum acordo e sem os trâmites e custos de uma ação judicial

Fundação amplia atendimento para indenizar moradores de Colatina por falta de água Fundação amplia atendimento para indenizar moradores de Colatina por falta de água Fundação amplia atendimento para indenizar moradores de Colatina por falta de água Fundação amplia atendimento para indenizar moradores de Colatina por falta de água
 Atualmente, são três Centros de Indenização Mediada para atendimento aos moradores, nos bairros São Silvano, Centro e Colatina Velha Foto: Divulgação/Governo

Os atendimentos do Programa de Indenização Mediada (PIM) para indenizar os moradores de Colatina afetados pela falta de abastecimento e distribuição de água potável, decorrente do rompimento da barragem de Fundão, serão ampliados no município a partir de segunda-feira (02). O programa busca ressarcir os impactados de maneira ágil, em comum acordo e sem os trâmites e custos de uma ação judicial.

Atualmente, são três Centros de Indenização Mediada para atendimento aos moradores, nos bairros São Silvano, Centro e Colatina Velha. Na próxima semana, um novo espaço começará a funcionar, no bairro Santos Dumont, de segunda a sábado. Além disso, os escritórios do Centro e de São Silvano vão ampliar os horários de atendimento durante a semana, iniciando os trabalhos às 7h em vez de 13h, e também aos sábados, começando às 7h em vez de 9h.

As medidas têm o objetivo de aumentar a capacidade de atendimento à população, ampliar a possibilidade de horários para os moradores e agilizar o processo de indenização. Até o momento, em Colatina, cerca de 40 mil pessoas já foram atendidas pelo programa. Para realizar o atendimento, basta agendar um horário por meio do 0800 031 2303.  A adesão ao programa é voluntária e gratuita.

Processo mais ágil

Desde o início de abril, o procedimento para ressarcir as pessoas impactadas foi simplificado e, com apenas uma reunião, o morador pode fechar o acordo e sair com o cartão em que será creditado o valor da indenização. Antes, o processo era realizado em duas etapas. Para que o procedimento seja feito em um único encontro, o morador deverá levar a documentação completa e original.

No PIM, para o cálculo da indenização relacionada à água, foi considerado o período de dias que a cidade ficou sem abastecimento, em novembro de 2015, e feita uma avaliação do valor médio das contas de água da população. Baseado nessa avaliação, foi definida a indenização no valor de R$ 880,00 por pessoa, considerando sempre o acréscimo de 10% para vulneráveis. Cada membro da família, inclusive os menores de idade, são indenizados. 

Serviço

Agendamento: 0800 031 2303

Endereços de atendimento:
Centro
Rua Adwalter Ribeiro Soares, 227, Ed. Ramazini
Horário: de segunda a sexta, das 7h às 21h, e sábado, das 7h às 18h

São Silvano
Avenida Sílvio Avidos, 1998
Horário: de segunda a sexta, das 7h às 21h, e sábado, das 7h às 18h

Colatina Velha
Avenida das Nações, 762 (próximo ao Posto Girassol)
Horário: de segunda a sexta, das 10h às 19h, e sábado, das 9h às 18h

Santos Dumont (novo)
Avenida Castelo Branco,535
Horário: de segunda a sexta, das 10h às 19h, e sábado, das 9h às 18h