Geral

Gás cloro pode ter sido usado na Síria, diz organização

Gás cloro pode ter sido usado na Síria, diz organização Gás cloro pode ter sido usado na Síria, diz organização Gás cloro pode ter sido usado na Síria, diz organização Gás cloro pode ter sido usado na Síria, diz organização

Haia – Um químico tóxico, muito provavelmente gás cloro, foi usado “sistematicamente e repetidamente” como arma em ataques a vilarejos no norte da Síria no começo deste ano, informou a Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) nesta quarta-feira. O relatório da equipe enviada à região para estudar o caso, no entanto, não atribui a ninguém a responsabilidade pelos ataques a três vilas do país.

Segundo a instituição, o grupo de especialistas chegou a esta conclusão baseado em dezenas de entrevistas com vítimas, médicos e testemunhas. O documento, porém, não foi publicado em sua totalidade. A OPAQ divulgou apenas uma declaração com um resumo de suas descobertas.

Um outro relato publicado pela organização no começo do ano já havia sugerido que o gás cloro poderia ter sido usado como arma química na Síria. Em maio, a Human Rights Watch chegou a afirmar ter fortes evidências de que, em abril, helicópteros do Exército sírio derrubaram bombas contendo o químico nas mesmas cidades mencionadas pelo relatório da OPQA.

O gás cloro é um químico industrial tóxico que não é especificamente classificado como arma química. A OPAQ afirmou que vai continuar seu trabalho na Síria e que “uma série de novas denúncias” sugeriam novos ataques com gás cloro no país em agosto.

O governo sírio e a organização fiscalizadora se envolveram neste ano em uma missão complexa para remover os estoques de armas químicas e de ingredientes necessários para a sua fabricação. Todos os gases venenosos, agentes nervosos e outros químicos declarados pela Síria foram removidos do país e a maior parte do arsenal foi destruída. Fonte: Associated Press.