Geral

Gopinath defende revitalização da OMC para mitigar fragmentação do comércio global

Gopinath defende revitalização da OMC para mitigar fragmentação do comércio global Gopinath defende revitalização da OMC para mitigar fragmentação do comércio global Gopinath defende revitalização da OMC para mitigar fragmentação do comércio global Gopinath defende revitalização da OMC para mitigar fragmentação do comércio global

A primeira vice-diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Gita Gopinath, defendeu que a comunidade internacional deve trabalhar para fortalecer o sistema multilateral baseado em regras, com objetivo de mitigar a fragmentação do comércio global.

Em discurso durante evento do Stanford Institute for Economic Policy Research, Gopinath argumentou que esse processo demanda a retomada do funcionamento do mecanismo de solução de controvérsias da Organização Mundial do Comércio (OMC), paralisado desde 2019.

Para a economista, os países também deve buscar mais progressos na gestão de subsídios e restrições ligadas à segurança nacional, além do desenvolvimento de normas para o uso apropriado de políticas industriais.

Gopinath, no entanto, reconhece que essas são medidas complexas. Para ela, alguns passos pragmáticos devem ser tomados antes, como a manutenção de canais de comunicação entre rivais. “Diálogo entre EUA e China – que estamos testemunhando agora – pode ajudar a evitar a concretização do pior cenário”, disse.

A dirigente acrescenta que as nações precisam encontrar áreas em que possam trabalhar conjuntamente, apesar do impasse em outras questões. Ela cita como exemplo as discussões no âmbito do clima e de regulação para o comércio digital.