Geral

Governo argentino fala em atuar para conter volatilidade nos mercados após primárias

Governo argentino fala em atuar para conter volatilidade nos mercados após primárias Governo argentino fala em atuar para conter volatilidade nos mercados após primárias Governo argentino fala em atuar para conter volatilidade nos mercados após primárias Governo argentino fala em atuar para conter volatilidade nos mercados após primárias

O ministro da Economia, Sergio Massa, afirmou no domingo que as autoridades do país pretendem atuar nesta segunda-feira para conter a volatilidade nos mercados, após as eleições primárias (PASO) do fim de semana. A disputa foi vencida pelo deputado ultradireitista Javier Milei, com o grupo governista liderado pelo próprio Massa em terceiro, mas cenário ainda de equilíbrio entre três forças para as eleições de outubro.

O jornal Ámbito Financiero citava alguns analistas locais, segundo os quais a vitória de Milei pode significar pressão de alta extra para o dólar até a eleição. Leonardo Chialva, da Delphos, dizia que a vitória deve exacerbar a desconfiança gerada com o país em fundos do exterior. Ao mesmo tempo, o mesmo Chialva lembrava que o mau desempenho de Massa tende a agradar os mercados, que podem apostar por uma guinada mais à direita com Milei ou a segunda colocada nas primárias, Patricia Bullrich, da coalizão do ex-presidente Mauricio Macri.

O mesmo Ámbito Financiero lembrava algumas plataformas de Milei, como cortar pessoal no funcionalismo e parar de realizar obras públicas, deixando esse papel para o setor privado. O diário recordava que Milei já defendeu a dolarização da economia argentina, e também uma forte abertura econômica. O deputado é um crítico do Mercosul e chegou a falar em “eliminá-lo” caso chegue ao poder.

Segundo o Cronista, a vitória de Milei era um quadro de “cisne negro”, o cenário menos esperado pelos mercados. Esse jornal afirma que as autoridades se preparavam para “sair com artilharia pesada” a fim de conter a volatilidade nos mercados nesta segunda-feira.

O Clarín, por sua vez, reportava que o quadro era de incerteza também para os empresários locais, diante do desempenho de Milei. O jornal destacou que lideranças empresariais se questionavam sobre quais podem ser as medidas de Massa para reagir ao quadro, com “intranquilidade sobre o que pode ocorrer com o câmbio”.