Geral

Governo de SP autoriza reabertura do comércio

Governo de SP autoriza reabertura do comércio Governo de SP autoriza reabertura do comércio Governo de SP autoriza reabertura do comércio Governo de SP autoriza reabertura do comércio

O governo de São Paulo anunciou nesta sexta-feira, 16, a abertura do comércio a partir deste fim de semana, numa flexibilização das medidas para o controle da transmissão do coronavírus em uma nova “fase de transição” do Plano SP, entre a vermelha e a laranja. As lojas podem abrir em horários reduzidos e os cultos religiosos presenciais estão permitidos. O funcionamento de bares e restaurantes continua suspenso até o próximo dia 24, quando será autorizado com salões de beleza e academias.

A fase vermelha até então não permitia nenhuma abertura de comércio, ela só se daria na fase laranja. O argumento do governo é o de que houve melhora nos números da pandemia nas últimas semanas, com taxas de ocupação dos leitos de UTI em 85,3% na Grande São Paulo e 83,3% no Estado, que já estiveram em mais de 90%. Esses são índices disponíveis no site da Secretaria de Saúde, os mais atualizados ainda serão divulgados hoje. Nas enfermarias, a taxa de ocupação estadual é de 66,7%.

O Estado de São Paulo registra também até agora 86.535 mortes e 2.704.098 casos confirmados pela covid-19. Há ainda cerca de mil mortes por dia, o dobro do que havia em meio de março, mas menos do que no início de abril.

O governo paulista não apresenta hoje nenhuma mudança na área da educação, que foi liberada para voltar com 35% dos alunos por dia na semana passada. A rede estadual reabriu na quarta-feira (14) e a maioria da particular já na segunda-feira. Alguns colégios de elite preferiram continuar fechados, mas devem informar novas medida após os anúncios do governo nesta sexta.